Grupo de Meditação e Práticas Alternativas na Uniplac

Com o objetivo de capacitar os acadêmicos e funcionários da Uniplac, sobre as  técnicas alternativas de saúde  para controle da respiração, visando á redução da ansiedade e do estresse no ambiente universitário, o Grupo de Meditação e Práticas Alternativas é um projeto de extensão que visa possibilitar um ambiente para a promoção, manutenção e recuperação do estado de saúde dos acadêmicos, de modo holístico através da prática de terapias alternativas complementares de saúde.

O programa, que teve inicio no dia 10 de outubro na Uniplac, observa  que os efeitos da meditação sentada e silenciosa vêm sendo amplamente investigados em diversos contextos, onde o campo da saúde mental e física é um dos principais.

Este projeto está sendo conduzido pela Mestre Profissional em Gestão do Cuidado em Enfermagem Caroline Beatriz Schons, e pela acadêmica do 6 º semestre de Enfermagem  Giovana Luz, praticantes de meditação e reikianas. Caroline explica  que sentiram a necessidade de ajudar  mais pessoas  a se beneficiarem destas técnicas para se sentirem melhor. Assim,  reduzindo a ansiedade e o estresse, também surgiu a vontade de expandir, divulgar e incentivar a realização das práticas alternativas em saúde dentro da Universidade.

Quanto á metodologia do projeto, serão realizadas rodas de meditação, musicoterapia, utilização de mantras, prática de cura da mente, mentalização positiva. O público-alvo são os acadêmicos e funcionários da Uniplac. As realizações vão acontecer todas as terças- feiras na sala 1237 na hora do intervalo noturno das 20h 15min ás 20h30 min.  A participação é gratuita.

Caroline explica que ainda existem várias técnicas de meditação, e em cada encontro é utilizado uma diferente. Como por exemplo  técnicas de meditação ,respiração, musicoterapia, reiki, arte-terapia, cromoterapia, estratégias de positivação da mente e danças circulares como adjuvantes no autoconhecimento. Promover a preservação do meio ambiente e a importância da natureza na vida humana; utilizar os quatro elementos da natureza como conectores do ser humano com a sua essência; estimular a alimentação saudável; proporcionar ambiente para a exteriorização de sentimentos e vivências promovendo a consciência pessoal, mental e corporal, são os objetivos.

É importante salientar que a meditação não tem nada a ver com religião ou credo, e sim no que a pessoa acredita. Quanto à cognição, por exemplo, estudos têm apontado que a prática meditativa pode influenciar positivamente alguns estilos de pensamento e sistemas cognitivos. Foi observado que o treino da meditação pode auxiliar na redução de pensamentos distrativos e ruminativos e também a relação entre a prática meditativa e uma maior autoconsciência, visando o autoconhecimento e á expansão de consciência.

Os resultados esperados são de que os participantes façam uso da meditação e demais técnicas de terapias alternativas complementares de saúde para auxiliar os acadêmicos da universidade a lidarem com suas emoções, rotinas e demais fatores que influenciem no estado de saúde mental e, consequentemente, no estado de saúde físico possibilitando um momento para o acadêmico centrar-se em si, descobrindo-se e assumindo o controle sobre seu estado de espírito e os fatores que nele interferem.

Texto: Ana Maria Souza