C o n v i t e

A Universidade do Planalto Catarinense tem a satisfação de convidar V.Sa. para o ato de entrega dos certificados do WWF - Brasil, referente ao Programa de Captação e Aproveitamento da água da chuva, utilizado no Campus da Uniplac. Data: 10/03/2006 (sexta-feira) Horário: 10h Local: Gabinete da Reitoria WWF-Brasil seleciona projeto da Uniplac Sistema de Captação e Aproveitamento das Águas Pluviais desenvolvido na Uniplac e outras 14 experiências ambientais no país foram selecionadas para Mostra WWF Brasil A mostra, promovida pelo Programa Água para a Vida, dentro da campanha Água para a Vida, Água para Todos, do WWF-Brasil, tem por objetivo identificar e divulgar iniciativas modelo – de prestadores de serviço e instituições com experiências em saneamento – que propiciem conservação da água, proteção dos mananciais, redução da poluição hídrica, tecnologias que promovam o uso eficiente dos recursos hídricos, acesso a saneamento básico e o envolvimento da sociedade. Em 2005 foram inscritos 47 projetos, oriundos de todo o país, e uma comissão de alto nível selecionou os 15 melhores, dentre os quais o projeto do Sistema de Captação e Aproveitamento das Águas Pluviais da Universidade do Planalto Catarinense. O projeto, elaborado em 2003, pela Comissão de Educação Ambiental da Uniplac, e em pleno funcionamento, atende uma população de 6.500 pessoas da comunidade acadêmica da instituição. O sistema foi projetado e executado de forma simples, usando somente a força da gravidade e o sistema mecânico. O projeto foi elaborado aproveitando a cobertura das edificações do campus, simplesmente usando uma sobre-cobertura rodeada por uma calha, numa altura suficiente para que fosse mais alta do que uma caixa de armazenamento de água, apoiada sobre a laje de forro, para dar caimento suficiente, fazendo com que a água por gravidade se deslocasse para as caixas de armazenamento. Na intermediária das caixas de armazenamento foi instalado uma válvula-bóia ligada à rede pública de água tratada vinda do reservatório metálico externo, para que, quando por ventura faltasse água pluvial e o nível das águas dentro do reservatório atingisse as válvulas-bóias, elas pudessem ser acionadas. As águas captadas nos reservatórios foram canalizadas aos banheiros, para que alimentassem os vasos sanitários e os mictórios.