Feira das Profissões da Uniplac inicia nesta quinta-feira

Parte do 1º Concat, a ação apresentará cursos de graduação e pós-graduação da universidade

Inicia-se nesta quinta-feira, 26, e se estende até sexta, 27, a Feira das Profissões da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Parte do 1º Congresso Nacional de Ciência Arte e Tecnologia (Concat), o evento tem como intenção principal divulgar as graduações e pós-graduações da universidade para estudantes de ensino médio e comunidade externa.

Dividida em estandes e laboratórios, a feira apresentará atividades relacionadas aos cursos a partir de explicações de universitários e professores da instituição. Os estandes estão localizados por todo o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) e no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e funcionarão das 8h às 22h.

Segundo a Secretária da Extensão, Eliege Pereira, a expectativa é receber 1500 adolescentes de escolas de ensino médio. "Esses alunos virão para conhecer os cursos e obter maiores informações sobre as profissões que pretendem exercer no futuro. Algo muito importante nesse momento de escolha em relação a que universidade e qual graduação seguir", destacou.

Além disso, o evento também visa um aumento no número de alunos da instituição. "Temos uma capacidade técnica e docente de muito valor, então é isso que queremos mostrar a nossa região. Hoje, Lages pode ser considerada um polo universitário por termos cursos das mais diversas áreas", observou Eliege.

O curso de Serviço Social está preparando um acolhimento especial, que conta com a participação dos universitários, expondo a dinâmica da vida acadêmica. "Estamos preparando um material informativo, com algumas orientações, de forma que eles consigam visualizar tudo o que oferecemos; projetos de pesquisa, de extensão, atividades de estágio remunerado e não remunerado, entre outras" comenta a coordenadora do curso, Audrilara Arruda Rodrigues.

O acadêmico da 4° fase Yuri Amaral faz parte do grupo de recepção e destaca que o evento serve para que a comunidade possa conhecer mais sobre os cursos ofertados pela Uniplac, sendo até mesmo um meio de desfazer equívocos sobre as profissões, como ocorre com o Serviço Social. "Pouca gente conhece, pensam a profissão como algo que envolve caridade, para pessoas idosas e ajudar os pobres, e não é o caso. A profissão tem vários campos de atuação, e esse contato com os alunos do Ensino Médio é muito importante para conhecerem o curso", finaliza.