Simpósio do Serviço Social propicia aproximação entre acadêmicos e a sociedade

O 13º Simpósio da Semana Acadêmica de Serviços Sociais faz parte da programação geral do I Congresso Nacional de Ciência, Arte e Tecnologia (CONCAT). Conforme explica a coordenadora do Curso, a professora Aldrilara Arruda Rodrigues Campos, o objetivo do evento é chamar a comunidade externa e trabalhar a integração entre alunos e professores das diferentes áreas do conhecimento da Universidade, porém, não só do Serviço Social. Além disso, compartilhar experiências e ocasionar momentos de integração, com o intuito de criar meios de dialogar sobre as diferentes proposições assistenciais inseridas no Brasil e no Mundo. O chamamento se estende a profissionais de Lages e da Região da Amures, até mesmo para conhecer a Universidade e motivar futuros alunos para cursar Assistência Social, em 2018.

No primeiro dia de Simpósio o tema abordado foi “Mãe Terra: produzindo alimentos saudáveis”, através dos palestrantes Sidnez Furlan – do Movimento dos Agricultores de Santa Catarina e de Neide Furlan, do Movimento das Mulheres Camponesas. Ambos relataram a necessidade de que o campo tenha a preocupação em produzir cada vez mais alimentos livres de agrotóxicos. Lembraram que os consumidores têm o direito da opção de escolha dos produtos expostos para a comercialização. “O contexto da temática oportuniza a uma reflexão referente ao que está se produzindo hoje de alimentos, abordando a questão da terra; a questão do cuidado com o meio ambiente”, afirma Aldrilara.

O Simpósio na prática

O Simpósio traz uma reflexão que será teorizada em sala de aula entre os alunos e professores, pensando no resultado desse momento para a sociedade de maneira geral, envolvendo as práticas integradas do próprio Curso. Por outro lado, o sentimento acadêmico na sociedade é bastante positivo. Na Universidade, a prática é envolvente. Os alunos têm espaço amplo de trabalho, uma vez que, o mercado de trabalho solicita muito os assistentes sociais que se formam nela, tudo por conta do compromisso e do comprometimento que a Instituição oferece a esses profissionais. Em detrimento disso, são muitos os acadêmicos que passam em concursos públicos nacionais, como do INSS, Ministério Público e Tribunal de Justiça.

O segundo e terceiro dia de Simpósio

Nesta terça-feira (24), o Simpósio terá a fala de uma palestrante do Conselho Nacional. Na ocasião ela trará uma discussão nacional, que envolve os cortes orçamentários no Sistema único de Assistência Social. Será uma abordagem sobre os avanços e os retrocessos dessa política, e qual o impacto desses cortes nos orçamentos principalmente para a comunidade lageana. Já na quarta-feira (25), o palestrante trará uma experiência realizada no município de Florianópolis, abordando a temática do atendimento psicossocial a indivíduos e à família também pelo Sistema Único de Saúde.