Primeira edição do Concat da Uniplac

O I Congresso Nacional de Ciência, Arte e Tecnologia (Concat), realizado pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), iniciou hoje (23) e ocorre até a próxima sexta-feira (26).  Durante a semana estarão acontecendo 48 eventos paralelos e mais de 505 apresentações acadêmicas.

O principal objetivo do evento é unir todos os cursos da universidade, e proporcionar a integração das áreas entre si e novos conhecimentos. São várias atividades concomitantes, como palestras, workshop, seminários e feiras científicas, que dão a opção de escolha ao acadêmico.

O formato do congresso foi idealizado por um sonho antigo da Uniplac, como explica o pró-reitor de ensino, Kaio Henrique Coelho do Amarante. “Só neste ano percebemos a grande parceria dos coordenadores, a ponto de trabalhar com eventos ao mesmo tempo”, aponta.

De acordo com Kaio, para enxergar o conhecimento o aluno precisa aplicar o que aprendeu em uma sala diferente do seu meio de costume. Ele salienta ainda, a importância de os acadêmicos participarem do Concat para mostrar a interdisciplinaridade dos cursos. “A universidade está aberta a comunidade e pensamos única e exclusivamente no desenvolvimento regional”, ressalta.

A pró-reitora de pesquisa, extensão e pós-graduação (Propepg), Juliana Reckziegel, explica que o I Concat decorre da ideia de ampliar a Mostra Científica à uma conotação de impacto nacional. “O projeto nasceu com muito sucesso por conseguir abraçar várias áreas do conhecimento”, destaca.

O evento traz temas de formação docente, acadêmica, evolução das técnicas, práticas, cultura e conexão com a comunidade, que é a extensão. Conforme Juliana, por ser o primeiro congresso, a ideia é que cresça a cada ano e se torne mais forte.

São esperados 4 mil participantes durante a semana entre a comunidade externa e interna. Na quarta-feira (25), a Uniplac contará com a presença de 1 mil crianças, do Projeto Criança e Adolescente na Universidade. E também ocorre a Feira das Profissões com a espera de aproximadamente 1600 alunos do ensino médio, na quinta (26) e na sexta-feira (27).

Gisele Urnau, Kalyane Alves, Luciana Amarante, Matheus Schemes