Uniplac inicia a 21ª Mostra Científica nesta segunda-feira

Evento é parte do I Congresso Nacional de Ciência, Arte e Tecnologia (Concat) e visa divulgar artigos científicos produzidos por acadêmicos

Iniciou nesta segunda-feira, 23 e vai até sexta, 27, a 21ª Mostra Científica da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). O evento faz parte do I Congresso Nacional de Ciência, Arte e Tecnologia (Concat) e tem o intuito de divulgar trabalhos científicos produzidos por acadêmicos da universidade e de outras instituições.

A mostra recebeu cerca de 500 trabalhos de diversas áreas do conhecimento. As apresentações acontecem em todos os períodos nas salas de aula, divididas conforme a temática dos mesmos.

Com quase dois meses de seleção dos artigos, o evento superou a expectativa e ultrapassou as inscrições do ano passado. Além da divulgação, a mostra propõe a multidisciplinaridade. “A ideia é fazer o acadêmico do curso de Jornalismo participar da mesma palestra que o de Engenharia de Produção. Mostrar que o conhecimento não é estático e sim algo que se inter-relaciona entre os diversos cursos da universidade”, observou o Pró-Reitor de Ensino, Kaio Amarante.

Segundo a coordenadora geral da Mostra Científica, Marlise Kruig, a intenção principal é “a disseminação das áreas do conhecimento entre acadêmicos e professores da Uniplac, além de trazer outros universitários para discutir e apresentar, cada um em sua área de conhecimento”.

As áreas da saúde são as que mais possuem trabalhos aprovados, fato recorrente nas edições anteriores. Porém, neste ano, artigos da educação, engenharia e tecnologia e do âmbito social também têm grande participação. “Nesse ano tivemos diversos trabalhos e houve um crescimento em relação a alguns cursos que nunca haviam participado antes’, destacou Marlise.

A acadêmica da sexta fase de Cosmetologia e Estética, Bianca Andrade Schimidt, apresentou o trabalho “O Uso Do Silício Orgânico No Tratamento Para Alopecia”, sobre a doença que causa queda parcial ou total de pelos do corpo ou cabelo, podendo atingir, tanto homens como mulheres. De acordo com Bianca, o foco do trabalho é “ajudar as pessoas, pois muitas não sabem que há prevenção para a queda de cabelo, principalmente para fortalecer a autoestima”.

Para Bianca, a Mostra Científica auxilia desde a experiência e conhecimento adquirido na pesquisa e apresentação, até a própria preparação para o Trabalho de Conclusão do curso (TC). “Tendo essa oportunidade de aprofundar o conhecimento, e expor as ideias, serve como um treinamento para seminários e apresentações futuras”, acrescentou.