Odontologia da Uniplac atendeu 5% da população

Em 2005 o curso de Odontologia da Universidade do Planalto Catarinense prestou um total de 8.444 atendimentos, o que representa cerca de 5% da população lageana. Desse total, 1.200 foram atendimentos infantis, na faixa etária de 6 a 12 anos, onde são prestados todos os procedimentos, e 7.244 atendimentos adultos. Com mais uma clinica no novo bloco do Centro de Ciências da Saúde, expectativa é de ultrapassar os 10 mil atendimentos neste ano. Ana Paula Ribeiro, jovem moradora do bairro Popular, que trabalha como babá, é uma das clientes da Odontologia da Uniplac. Ana Paula conta que soube do atendimento através de informações de uma sobrinha, “e acredito que terei o melhor tratamento, pois minha família fez grandes elogios sobre a qualidade e dedicação dos alunos e professores”, diz. Na última semana de fevereiro teve início a Clínica para atendimento de adultos, crianças e portadores de necessidades especiais, “onde procedemos os exames iniciais e depois os alunos do curso, com acompanhamento direto dos professores, dão início ao tratamento, que incluem especialidades como: Endodontia, Dentística Restauradora, Periodontia, Prótese Parcial e/ou Fixa, Cirurgia e Odontopediatria”, ressalta o coordenador do curso prof° Renato Valiatti. Os procedimentos são inteiramente gratuitos, objetivando preferencialmente a população de menor renda e esta gratuidade faz parte da Lei de Assistência Social (LOAS), onde a Uniplac está enquadrada, prestando também atendimento em outras áreas, como a assistência jurídica. Para que esse número expressivo de atendimentos na odontologia pudesse ser sido realizado, a Uniplac, que tem no seu planejamento estratégico três eixos básicos: Cidadania, Tecnologia voltada para a Madeira e Saúde Coletiva, tem feito investimos fortes, tanto na infra-estrutura, quanto na qualificação do corpo docente, fatores primordiais na qualidade dos cursos da instituição. Nesse sentido já está em funcionamento o novo bloco do Centro de Ciências da Saúde, onde o curso de Odontologia conta com uma nova clínica odontológica, sala de raio X e sala de revelação, além de um espaço multi-uso para a Odontologia. Nesta clínica já está em funcionamento 18 novos equipos (gabinetes odontológicos), que somam-se aos 36 já existentes na Clínica I, “trata-se de equipamentos da mais alta tecnologia, para que os alunos tenham o conhecimento e a prática necessárias para sua atuação como profissionais no mercado de trabalho”, conclui o professor Ata Mohamad Neto, responsável pelas clínicas e pré-clínicas.