Jornalismo de verdade

Uma análise mais profunda dos resultados da avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), divulgado oficialmente no dia 8 de março, se constata que é possível se ter um ensino de qualidade e excelência, mesmo fora de grandes centros.

O exemplo disto vem do curso de Jornalismo da Uniplac. Criado em 2012, logo em sua primeira participação no Enade, atingiu o conceito máximo, nota 5. O resultado se torna mais expressivo se for observado que dos 13 cursos avaliados, além do Jornalismo estavam o Direito, Design, Administração, Ciência Sociais, Publicidade, Psicologia entre outros, apenas 3,6% dos cursos superiores em Santa Catarina atingiram conceito máximo no Enade.

No total, 16 cursos da rede pública e privada catarinense atingiram conceito 5 na avaliação. O resultado mostra ainda que o ensino e aprendizagem do Jornalismo Uniplac é o melhor oferecido por uma instituição privada do Sul do Brasil. Em termos de Brasil, dos mais de 200 cursos de jornalismo avaliados, menos de 10% obtiveram a nota 5.

Para o reitor da Uniplac, Luiz Carlos Pfleger o resultado é fruto do esforço dos professores e acadêmicos do curso. “Esta qualidade apresentada no curso vai refletir na melhoria do jornalismo praticado em todo o Estado”, aposta o reitor lembrando o alto índice de empregabilidade existente, pois cerca de 80% dos acadêmicos do Jornalismo Uniplac já atuam na área, seja realizando um estágio remunerado ou já efetivamente contratados nas empresas.

Já o coordenador do curso, Luiz Augusto Del Moura, define em uma palavra o resultado obtido: comprometimento. “Alunos e professores são comprometidos em nosso curso, buscam sempre o melhor, agindo com ética e profissionalismo e isto faz a diferença”, indica o coordenador, ressaltando que este conceito 5 no Enade é o primeiro obtido na história da Uniplac. “Isto nos coloca um grande desafio, continuar mantando este padrão de qualidade e estamos empenhados neste sentido”, diz lembrando que agora em fevereiro o curso passou pela avaliação do MEC, atingindo conceito 3, faltando apenas 0,33 para chegar ao 4. “Mesmo com alguns problemas de infraestrutura física obtivemos uma boa nota e isto vai melhorar”, garante.

MBA e novas ações

Para manter o padrão de qualidade de ensino, não se limitando apenas a graduação, o curso de Jornalismo Uniplac deve lançar nos próximos dias um MBA na área do jornalismo, voltado para as multimídias. “Faz parte de nosso planejamento além do MBA, uma série de cursos de curta duração, via EAD, não apenas para nossos acadêmicos, mas para toda a comunidade que se interessa sobre como fazer o jornalismo”, diz.

Até mesmo na graduação, mudanças são estudadas. Del Moura lembra que o mercado de trabalho e a sociedade vivem em constante evolução e um curso superior tem de estar atento a estas variações. “Diante de uma nova realidade, profissional e social, estamos estudando mudanças na grade curricular do curso, para torna-lo atual e em sintonia com a realidade”, explica.

O que é o Enade

O Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. A edição de 2012 concluiu o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins, além de também contemplar os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior.

A edição deste ano, que será realizada em 24 de novembro, também avaliará cursos de saúde, ciências agrárias e serviço social. Devem fazer a prova cerca de 200 mil estudantes dos penúltimos e últimos semestres dos seus cursos. Entre as mudanças desta edição também constam a obrigatoriedade do estudante permanecer, ao menos, uma hora na sala de provas e a utilização das notas do Enem para substituir a prova de entrada no Enade.

Sobre o curso

O curso de Jornalismo é uma das graduações mais tradicionais do Brasil. Durante os estudos de formação, algumas disciplinas básicas aparecem na grade curricular de quase todas as universidades, com Língua Portuguesa, Teoria da Comunicação e Técnicas de Redação.

Em 2013 foram aprovadas novas diretrizes curriculares para o curso e que entraram em vigor a partir de 2015. As mudanças visam aprimorar a formação dos estudantes e deixá-los ainda mais preparados para o mercado de trabalho atual. Entre as novas regras estão o estágio obrigatório, metade das aulas devem ser práticas em oficinas ou laboratórios de comunicação e o TCC (Trabalho de Conclusão Final) só pode ser feito individual, não mais em duplas ou grupos.

*Com informações da Agência Brasil