Evento alusivo à conscientização sobre o Autismo é realizado

Foi realizada no último sábado (1) uma ação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), o qual foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007.

O evento contou com a participação de pessoas que apresentam o TEA, juntamente com familiares, profissionais e comunidade em geral interessada nesta temática. O objetivo desta conscientização é de impulsionar o compromisso político e a cooperação internacional a favor de investimentos maiores nos setores sociais, educacionais e laborais das pessoas com TEA, além de esclarecer sobre mitos e verdades sobre este transtorno para tentar aumentar o conhecimento da população e consequentemente minimizar possíveis preconceitos. 

Conforme o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM-5, o TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta principalmente as áreas de sociocomunicação e comportamentos repetitivos e estereotipados. A incidência atual conforme dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, constatou que 1 em 45 pessoas estão dentro do transtorno do espectro autista (o que representa cerca de 2,25%). Entre 2011 e 2013, essa taxa era apenas de 1 a cada 80 e, em 2008, 1 em cada 100. Os dados também apontam que a ocorrência é maior em meninos do que em meninas, com isso a cor azul foi utilizada para representar o autismo.  

Importante ressaltar que segundas-feiras, quinzenalmente às 14h30min no CER II acontece o grupo para pais e familiares de pessoas com autismo, visando apoiar e fortalecer seus convívios diários.

Mais informações: (49) 3251 1165 / vivian@uniplaclages.edu.br.

Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática