Projeto inovador de educação de jovens e adultos proposto pela Uniplac é apresentado em Brasília

No último dia 3 foi apresentado em Brasília o Projeto Inovador de Educação de Jovens e Adultos proposto pela Uniplac, Unesc e Uniarp no Gabinete do Secadi - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão no MEC - Ministério da Educação.

A Secretária do Secadi/MEC, Sra. Ivana de Siqueira; os Coordenadores do Secadi/MEC; o Sr. Carlos Teixeira – Coordenador Geral de Alfabetização; Sr. Carlos Spezia – Coordenador Geral de Educação de Jovens e Adultos e Bruno Alves de Jesus – Coordenador Geral de Acompanhamento e Avaliação das Políticas de Inclusão Educacional para Juventude convidaram a professora Doutora Cristina Keiko Yamaguchi, Pró-Reitora de Ensino da Uniplac e a professora Mestra Vanir Peixer Lorenzini da Uniplac; a professora Mestra Soeni Yamaguchi - Pró-Reitora de Ensino; o Prof. Dr. Antonio Augusto Soares da Uniarp e o especialista Janir de Quadra Paim – Gerente Financeiro da Unesc para apresentar o projeto inovador.

Ele proporcionará o desenvolvimento socioeconômico das regiões da serra catarinense, da região sul e do meio oeste de Santa Catarina, com metodologias ativas e inovadoras, visando agregar aos estudos a experiência vivencial de cada aluno.  A proposta trará como abordagem principal a experiência de vida dos alunos aliados ao conteúdo programático exigido no ensino, para que as aulas sejam um atrativo diferenciado para os mesmos.

A educação implica em transformação, e, para cumprir esta finalidade requer adesão ativa do educando. E, neste sentido a educação de jovens e adultos, que não completaram sua educação básica no período adequado de sua vida, requer respeito às necessidades desta população.

Com isto se justifica o projeto, que apresenta uma organização curricular inovadora, mas que busca, especialmente, a satisfação de expectativas de jovens e adultos na volta para a escola.

O projeto terá a duração de 18 meses e o público alvo desse projeto serão profissionais que estão fora da escola e também fora da idade regular de ensino.

Na perspectiva dessa análise, percebe-se que Santa Catarina requer ações para superar os desafios que se estabelecem nesse sentido.

A parceria entre as três as universidades surgiu a partir das inquietações dos docentes sobre o distanciamento e redução do número de estudantes matriculados no ensino médio nos últimos anos. A partir desses dados, alguns professores da Uniplac, Unesc e Uniarp discutiram como desenvolver novos métodos para atrair os estudantes a continuarem seus estudos.

 

 

Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática