ITCP da Uniplac participa de constituição de Cooperativa de Catadores em Otacílio Costa

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Uniplac, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), realizou um importante encontro com o Fórum Municipal de Entidades da Sociedade Civil e Política do Município de Otacílio Costa no último dia 9.

O objetivo é desencadear um processo de constituição de uma Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis nesse município. Entre outros encaminhamentos, os catadores presentes na reunião visitarão no próximo dia 17 a cooperativa de catadores de Lages, Cooperlages, incubada também pela ITCP, disparando desse modo a organização da futura cooperativa de catadores de Otacílio Costa.

Os princípios da economia solidária e o Plano de Gestão Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PIGIRS) desenvolvidos pelo Cisama orientam as ações da ITCP no trabalho de organização dos catadores no Planalto Catarinense. Observa-se que este projeto de extensão da Uniplac vem se tornando um Programa Permanente da Universidade junto aos segmentos sociais que buscam inclusão social e produtiva.