Qualidade na Saúde é prioridade na Uniplac

Em 1998 a área construída na Uniplac era de 8 mil m². Apenas o Centro de Ciências da Saúde que ganhará novo bloco possui a mesma área, em uma clara demonstração de como a priorização da área da sáude foi levada a sério no planejamento da Universidade. Porém, mais importante que o investimento necessário em infra-estrutura foi a qualificação dos docentes e das novas metodologias que a área utiliza. O curso de Medicina é um exemplo com a metodologia de ensino da aprendizagem baseada em problemas, enfatizando o envolvimento dos estudantes no Programa de Saúde da Família, onde os alunos desde os primeiros dias já estão indo aos Postos de Saúde. Ao total são oito cursos que serão beneficados com o novo bloco: Medicina, Odontologia, Terapia Ocupácional, Psicologia, Enfermagem, Educação Física, Ciências Biológicas, além do Serviço Social que é da área da Gestão. Com os serviços prestados de atendimento, quem ganha também é a comunidade. Em 2005, apenas o curso de Odontologia prestou mais de 8 mil e 500 atendimentos. Quando as aulas iniciarem no dia 20 de fevereiro, a comunidade acadêmica já poderá usufrurir das modernas instalações do Bloco D do Centro de Ciências da Saúde, uma edificação de quatro pavimentos e de 3.000m² de área construída. Esta nova edificação vem somar-se ao conjunto já existente – blocos A e B, que juntos perfazem um total de mais de 8 mil m². Construído dentro dos padrões definidos pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, do Ministério da Ciência e Tecnologia o novo bloco, como os demais, é equipado seguindo orientações estabelecidas pelas resoluções do Conselho Nacional de Educação do MEC. O chefe do departamento de Ciências Biológicas e da Saúde Oliveira Machado Fernandes Jr destaca a utilização no novo Bloco, “onde a Uniplac poderá consolidar sua proposta de tornar-se excelência na área da saúde, agregando conhecimentos das diferentes áreas na clínica integrada através dos cursos de Terapia Ocupacional, Odontologia, Medicina, Psicologia, Educação Física, Enfermagem e Biologia. Laboratórios com tecnologia de ponta O piso térreo atenderá o curso de Educação Física, onde está instalada a Academia Escola, com laboratório de fisiologia do exercício, laboratório de medidas de avaliação, laboratório de ginástica e dança, laboratório de ginástica olímpica e academia de ginástica. No primeiro pavimento estarão funcionando: laboratório de enfermagem I, II e III, consultório integrado I, II, III e IV, laboratório de pesquisa, salas de dinâmica de grupo I e II, sala de terapia alternativa e sala de medicação. O segundo pavimento contempla duas clínicas odontológicas – II e III, sala de raio X e sala de revelação, além de um espaço multi-uso para a Odontologia. Complementando a nova construção, o terceiro pavimento está destinado a futuras salas de aula e laboratórios, de acordo com as necessidades dos cursos da saúde. Para a reitora da Uniplac, Nara Maria Kuhn Göcks, “não apenas a construção, mas principalmente o aparelhamento dos laboratórios do novo bloco do Centro de Ciências da Saúde reforçam a condição da Uniplac de uma universidade em busca da excelência na qualidade do ensino. E ensino se faz também com a infra-estrutura necessária como a que ora estamos entegando para a comunidade acadêmica e para a Serra Catarinense”, diz a reitora.