Curso de Biomedicina realiza ação em escolas do município

O curso de Biomedicina da Uniplac promove uma ação nas escolas municipais de Lages entre a primeira e quinta série do Ensino Fundamental sobre higiene. Este tema envolve as medidas corretas de lavagens de mãos, noções sobre microrganismos e suas doenças, cuidados com a higiene bucal e problemas com a pediculose.

As ações são lúdicas envolvendo brincadeiras que envolvam os temas e o ponto alto das ações é a coleta de material das mãos e a troca de escovas dentais nas quais os alunos entregam suas velhas e recebem novas. As escovas velhas, bem como a coleta de mãos serão analisadas no laboratório de microbiologia nas aulas práticas com o auxílio do professor Rafael Lima Miguel do curso de Biomedicina.

O projeto é um piloto intitulado “Ação cada um faz a sua parte e com cada um somos um todo”. As ações foram realizadas nas escolas com o apoio da Secretaria da Educação, professores e diretores das escolas. No mês de outubro serão realizadas mais atividades nas escolas Caic do Guarujá e Santa Helena.

De acordo com a professora Rosileia Quadros, a ideia do projeto surgiu quando o curso de Biomedicina inseriu o grupo do Petsus, onde existe uma exigência de trabalhos dentro da Universidade com a comunidade e a inserção dos cursos.

Os primeiros contatos nas escolas foi um sucesso por parte dos alunos, professores e sobretudo dos acadêmicos do curso de Biomedicina, que além de verem uma realidade distinta do seu dia a dia nas escolas infantis, também estarão realizando os exames que serão sendo devolvidos as escolas na forma de devolutiva.

A professora agradece aos acadêmicos envolvidos, que além de estarem durante uma tarde em trabalhos nas escolas, contribuíram no pagamento das escovas dentais, bem como a doação de escovas dentais por parte do curso de Odontologia, aos técnicos laboratoriais que não mediram esforços para preparar centenas de meios de cultura para as análises laboratoriais e ao professor Rafael Lima Miguel, parceiro no projeto e ainda um agradecimento especial à Secretaria de Educação, aos diretores e aos professores das escolas.