Governador conhece Centro Especializado em Reabilitação (CER) na Uniplac

Foto e texto: Pablo Gomes/ADR Lages

O governador Raimundo Colombo conheceu nesta quarta-feira, dia 28, um dos espaços mais importantes para a saúde pública da Serra Catarinense. Aberto em maio deste ano, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) atende gratuitamente cidadãos com deficiência intelectual e física, lhes proporcionando a melhor qualidade de vida possível.

Viabilizado pelo Governo do Estado, por meio da Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, em parceria com associações de pessoas com deficiência da região, o CER está localizado na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

Mantido com uma verba mensal de R$ 140 mil do Ministério da Saúde, o local realiza em média 500 atendimentos por mês e conta com uma equipe multiprofissional de neurologia, ortopedia, terapia ocupacional, fisioterapia, nutrição, enfermagem, fonoaudiologia e psicologia.

Os pacientes são transportados ao CER em veículos das prefeituras, e os atendimentos, todos gratuitos, são individualizados, com hora marcada e sem filas. O projeto está inserido na Rede de Atenção a Pessoas com Deficiência, e as perspectivas de melhora dos pacientes são muito grandes.

“Temos casos de pessoas que sofreram acidente vascular cerebral (AVC) e, por serem atendidas imediatamente, não ficaram com nenhuma sequela. Outras recuperaram os movimentos do corpo em poucas semanas, e esses resultados positivos comprovam a grande importância e eficácia do CER”, diz a gerente de saúde da ADR Lages, enfermeira Camila Baccin.

“É um lugar muito bem equipado, e tenho certeza que aqui o atendimento aos pacientes é o melhor e mais humanizado possível”, conclui o governador Raimundo Colombo.