Fisioterapia Uniplac realiza atendimentos a comunidade

Josiane Amaral, acadêmica do curso de Jornalismo

Por intermédio do estagio obrigatório e do projeto “Fisioterapia para a Comunidade”, o curso de Fisioterapia da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), realiza em média 500 atendimentos por mês. O projeto foi criado em 2011 para atender professores e alunos da instituição, mas deu tão certo que acabou sendo ampliado para a comunidade externa.

Os atendimentos são realizados pelos acadêmicos a partir da quinta fase em todas as áreas da Fisioterapia, mas a maior procura é por ortopedia, neurologia, pneumologia e pediatria. Esse projeto proporciona aos alunos o contato precoce com os pacientes, para o professor e coordenador do curso, Tarso Waltrick “É de fundamental importância, o contato dos alunos com os pacientes, já que eles começam os atendimentos na quinta fase, e quando chegam ao estágio estarão mais preparados”, diz.

O acadêmico do curso de Jornalismo, Gustavo Henrique Dill é portador de deficiência física e há mais de um ano começou fazer sessões de fisioterapia através do projeto, e relata o que mudou em sua rotina, “Desde que entrei no projeto, evolui muito, faço fisioterapia desde os seis meses de idade, mas a evolução que tive até agora foi impressionante” comenta. Ele conta ainda, as dificuldades de mobilidade que foram eliminadas com as sessões “Antes de entrar ali não conseguia fazer transferência, que é passar da cadeira para a cama, e isso consegui fazer já nas primeiras semanas de tratamento” completa Dill.

Além de beneficiar os pacientes que não tem condições de pagar pelo atendimento, o projeto também auxilia aos acadêmicos na sua vida profissional. Acadêmica da quinta fase de fisioterapia, Josyane Branco conta o que o projeto beneficiou em sua vida, “Melhorou muito minha visão como profissional, pois tive a chance de colocar em pratica tudo que aprendi em sala de aula, antes de ir para o estagio”, diz.

Os atendimentos são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a comunidade que necessitar de tratamento fisioterápico basta possuir encaminhamento médico do SUS. As sessões são realizadas de duas a quatro vezes por semana no período da manha e tarde, os funcionários terão direito a uma sessão por semana sem requisição.