Tecnologia da Informação: Novo cenário abre portas para profissionais

Larissa Marinho, Tcharles Zatti, Giulio César Cop, Gleyce Krieser Mota S. Cé

Acadêmicos do curso de Jornalismo da Uniplac

Um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) mostra que a tecnologia apresenta uma expansão dentro do Brasil, representando um crescimento de 11% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2015. Este é um resultado do aumento espontâneo do cenário da informática e da internet, abrindo demanda para novos profissionais.

Atenta à ampliação das diversas oportunidades geradas pela área, a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), oferta a graduação em Sistemas da Informação, juntamente com um diferencial, promover o empreendedorismo em seus alunos, como destaca o coordenador do curso, Claiton Camargo “É um mercado com carência de profissionais para atuar”.

O Curso tem duração de oito semestres e habilita do profissional para atuar em vários segmentos da informática, entre eles: planejamento, análise, projeto, implementação e implantação de sistemas de informação computadorizados, entre outros. Além de trabalhar o empreendedorismo onde busca desenvolver o potencial de cada acadêmico para abrir seu próprio negócio em qualquer lugar que haja demanda de Tecnologia da Informação, como relembra Camargo: “Hoje o profissional pode atuar até na parte da saúde, desenvolvendo ou controlando processos que evolvam a informática”.

Profissionais que buscam trabalhar neste ramo apresentam grandes chances de empregabilidade, justamente por ser um mercado diversificado. “Havendo direcionamento, o profissional poderá escolher o segmento que deseja atuar”, explica Camargo.  Sendo assim, o acadêmico precisa buscar foco no campo de atuação, tendo variação na questão salarial, pois a mesma função pode ter remuneração diferenciada, dependendo da empresa onde irá trabalhar.