Capacitação reuniu docentes da Uniplac

Com número recorde de participantes, foi aberto na noite da última segunda-feira, 30 de janeiro, o 10° Seminário de Capacitação Docente da Universidade do Planalto Catarinense. O evento encerrra nesta quarta-feira, dia 1° de fevereiro, com realização das oficinas temáticas. A reitora Nara Maria Kuhn Göcks saudou os presentes, manifestando em nome da instituição o desejo de um profícuo trabalho, num ano especial para a Uniplac, pois em setembro acontece eleição para novo reitor. Na seqüência, a reitora proferiu palestra sobre “Tendências e Perspectivas do Ensino Brasileiro”. Uma das questões que precisa ser profundamente analisada é a meta do PNE (Programa Nacional de Educação) que prevê 30% de alunos matriculados no ensino superior até 2010. Segundo estatísticas atuais do MEC e outros institutos, a realidade atual é bem diferente, em torno de 5%, “o que nos leva a profundas reflexões acerca da competitividade e expansão planejada, onde precisamos ser criativos e nos desafiar a cada dia, num trabalho que envolve desde a administração até a ação do professor em sala de aula. E, para isso, implantamos esses seminários de capacitação de docentes”, salientou a reitora Nara Göcks. Participou também como palestrante a pró-reitora de ensino Denise Maria Sousa de Mello, a qual destacou principalmente as ações do PPP (Projeto Político Pedagógico) e do NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico), os quais têm trabalhado na estruturação curricular dos cursos da instituição, “para atender tanto exigências da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), quanto na capacitação docente”, diz a profª Denise. Dentro deste aspecto, a pró-reitora destacou que a Uniplac está estudando a oferta de quatro novos cursos técnicos superiores, com habilitação de tecnólogos, atendendo a demanda existente na região, completou Denise Mello. A pró-reitora de pesquisa, extensão e pós-graduação Zilma Isabel Peixer em sua fala destacou a importância da pesquisa e da extensão numa universidade, “e principalmente na Uniplac, que atualmente tem dezenas de projetos em andamento, atuando em toda a Serra Catarinense”, destacou. O pró-reitor de administração Marcio Koehler fez uma análise sucinta da estrutura da Uniplac, mostrando aos presentes o funcionamento da instituição, “para que principalmente os novos docentes tenham conhecimento das rotinas da instituição e possam, no seu dia-a-dia, contribuir para que seu funcionamento seja ágil e dinâmico”, concluiu. A capacitação docente é uma prática adotada pela Uniplac, e nesta décima edição os trabalhos contaram ainda com dois dias de oficinas temáticas, onde os 266 professores inscritos tiveram oportunidade de tomar conhecimento das novas metodologias do ensino superior a serem utilizadas em sala de aula, práticas de estágio e nos projetos de pesquisa e extensão.