Professor do PPGE Uniplac participa de Seminário Internacional de Filosofia e Educação na UFSM

O professor Dr. Geraldo Antonio da Rosa, da Uniplac participará de uma mesa de debate no 5º Seminário Nacional e Internacional de Filosofia e Educação: Confluências (Senafe) que ocorrerá de 18 a 20 deste mês, no Auditório do Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS.

O seminário pretende ser uma continuidade dos eventos desenvolvidos no primeiro semestre de 2014 no Instituto Federal Farroupilha, campus de Santo Augusto, na URI de Santiago, na UnC de Curitibanos e na Uniplac, promovidos com apoio do Grupo de pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação (GPFORMA), da UFSM, do qual o professor Geraldo faz parte como pesquisador associado.

O tema desta edição do evento é “Biopolítica, Barbárie e Educação” e o objetivo é provocar a discussão sobre o contexto político contemporâneo, marcadamente biopolítico, tendo em vista a inserção da vida como objeto dos cálculos, das técnicas e das práticas de governo. Tem por finalidade refletir sobre a consciência trágica do saber que provém do trauma, da dor da perda, mas que redimensiona a atuação e a identidade. Pretende-se oportunizar o debate sobre os acontecimentos de barbárie atualmente, difundidos através de notícias, filmes, documentários, livros e demais artefatos culturais em escala planetária de maneira instantânea, transformando, o que era para ser exceção, em um novo discurso normal. A proposta é trabalhar com alguns desafios da formação diante da necessidade de educar o despreparo humano para situações limites e o descuido para com a dor do outro.

O Senafe dará continuidade às discussões filosóficas por meio de reflexões sobre a violência, especialmente em situações de catástrofes e genocídios. As observações do evento têm o propósito de elencar práticas futuras de mudança de postura e novas ações que transformem o rumo das relações humanas com o meio ambiente e com o outro.

A temática que orienta a realização do evento já foi assinalada por diversos autores, como Michel Foucault, Giorgio Agamben e Roberto Esposito, que se preocupam com os limites mostrados pelas categorias tradicionais da reflexão em compreender o fenômeno político contemporâneo. De outra parte, tal problemática, e as dificuldades inerentes a este limite categorial e à racionalidade da qual é tributária, é preocupação constante desde os trabalhos da primeira geração dos autores da teoria crítica, como Theodor Adorno, Walter Benjamin e Jürgen Habermas, sendo exposta nos termos da barbárie, conceito caro a essa tradição teórica no contexto do século 20 e de sua sempre renovada possibilidade de retorno. É frente a este horizonte disciplinar de controle e de negação da alteridade do outro, no qual a cultura e a educação, bem como a prática política podem converter-se em seus contrários mistificadores e coisificantes, que se pretende refletir no âmbito do 5º Senafe e 1º Seinfe.

Na pauta do seminário, estará também a discussão da tragédia da Boate Kiss, ocorrida em janeiro de 2013, que vitimou 242 jovens em Santa Maria e que trouxe comoção e indignação, mas que continua ainda esperando ações mais efetivas que impeçam a repetição de tais acontecimentos.

Como forma de ratificar os resultados obtidos no trajeto histórico do Senafe até o presente, que ora completa mais de uma década, desde a realização da sua primeira edição em 2004 e também como forma de consolidar os esforços de cooperação entre pesquisadores e grupos de pesquisa em âmbito brasileiro e internacional, propõe-se, concomitantemente à realização do 5º Seminário Nacional de Filosofia e Educação – Confluências a edição do 1º Seminário Internacional de Filosofia e Educação – Confluências, Seinfe. Tal intenção encontra respaldo nas atuais tendências do Ensino Superior e da Pós-Graduação no Brasil de aproximar-se dos seus interlocutores latino-americanos e europeus, em especial, da Península Ibérica, visando um maior trânsito dos conhecimentos produzidos nas esferas nacionais e a troca de experiências entre professores e pesquisadores dos diferentes sistemas de ensino. Entre os pesquisadores convidados, estão importantes expressões do pensamento contemporâneo que pesquisam esses assuntos, como os professores Dr. Antonio Gómez Ramos, da Universidade Carlos III, de Madri, Dr. Agustin de la Herrán Gascón, da Universidade Autônoma de Madri, e Dra. Margarita Sgró, da Unicen/Tandil/Argentina.

O projeto do evento está sob a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), contando com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Direção do Centro de Educação, Gabinete do Reitor da UFSM/RS e da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec). A comissão executiva é composta pelos professores Dra. Elisete Medianeira Tomazetti, Dr. Amarildo Luiz Trevisan e Dr. Noeli Dutra Rossatto. Após o evento, será editado um livro sobre as conferências e palestras apresentadas, bem como a divulgação dos trabalhos e pesquisas, que somaram 103 trabalhos completos inscritos provindos de várias universidades do Brasil e do mundo.

A participação no evento pode ser viabilizada através da página do evento ou por intermédio do e-mail: senafeseinfe@gmail.com

A programação consta no site do evento: http://w3.ufsm.br/senafe/index.php/pt/