Estudantes de Medicina preparam apresentação de trabalho pioneiro em Congresso Internacional

Quatro estudantes do curso de Medicina da Uniplac apresentarão na próxima sexta-feira (9) o trabalho "Avaliação de uma ação educativa em suporte básico de vida para adolescentes e jovens do ensino médio do município de Lages" no 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, que ocorre simultaneamente ao 13º Congresso Brasileiro de Clínica Médica, em Florianópolis.

O projeto é pioneiro na Universidade, pois integrou Pesquisa e Extensão, avaliando em tempo real a realização do projeto de extensão "Educação Permanente de Suporte Básico de Vida em Escolas Públicas e Particulares de Lages". Os projetos foram elaborados e conduzidos ao longo de 2014 e 2015 pelos acadêmicos Artur Carsten (4º ano), Hafiza Makki (2º ano), Francisco Grazziotin (4º ano) e Alexandre Zimmermann de Souza (3º ano), sob orientação dos professores João Pedro Gaio Meireles Rosado e Viviane Mendes Cunha, docentes do curso de Medicina.

Mais de dois mil estudantes de seis instituições de educação (três públicas e três particulares) foram capacitados em cuidados básicos de Primeiros Socorros através de uma ação educativa de duas partes: uma palestra teórica que adaptou os protocolos de Suporte Básico de Vida para o ensino didático a jovens de 15 a 20 anos, seguida de prática em bonecos de ressuscitação cedidos pelo Samu/SC. A pesquisa avaliou a absorção do conhecimento ministrado cerca de um mês após as ações, exibindo excelentes resultados dos estudantes frente a situações de trauma, parada cardíaca, Acidente Vascular Cerebral (AVC), obstrução das vias aéreas, afogamentos, queimaduras e acidentes com animais peçonhentos.

Devido aos ótimos resultados e à aprovação das escolas, a ação deve ser expandida a outras instituições ao longo dos próximos anos.