Mostra Científica da Uniplac encerra com destaques, cerca de 500 trabalhos apresentados e presença de comunidade acadêmica e local

Na noite de ontem (1) foi realizado o encerramento oficial da 19ª Mostra Científica da Universidade do Planalto Catarinense no Clube Caça e Tiro.

Durante a cerimônia de encerramento, foi apresentado e lançado o Programa Sinapse da Inovação em Lages. Trata-se de um programa de fomento que tem como objetivo a ampliação e o surgimento de empreendimentos inovadores e o fortalecimento da cultura do empreendedorismo inovador na região.

Idealizado pela Fundação Certi, o projeto visa transformar e aplicar as boas ideias geradas por estudantes, pesquisadores e profissionais dos diferentes setores do conhecimento e econômicos em negócios de sucesso. Ele ajudou a gerar mais de 1,2 mil empregos diretos e 94 patentes desde sua operação piloto em 2008

Para o lançamento regional, esteve presente o Coordenador do programa e representante da Fundação Certi, Antonio Rogério de Souza.

Também no encerramento, os participantes presenciaram uma palestra de Hedryk Daijó, gerente no Programa de Desenvolvimento de Negócios da Fundação Parque Tecnológico Itaipu. Hedryk iniciou suas atividades profissionais nas empresas de sua família, e na sequência direcionou sua carreira corporativa para os setores de energia e mineração, certificado pela DSchool da Universidade de Stanford no Innovation Master Series em Design Thinking e Lean Startup no Citizen Space em San Francisco, na Califórnia.

Na edição de 2015, a Mostra Científica da Uniplac obteve êxito em mobilizar toda a comunidade chamando a atenção para os temas propostos em alusão ao Ano Internacional da Luz. De acordo com a coordenadora do evento e coordenadora de Pesquisa da Uniplac, Tatiane Muniz Barbosa, a Mostra Científica foi um momento de trocas de saberes, com vistas a vislumbrar soluções possíveis e necessárias para problemas do cotidiano como saúde, mudanças climáticas, qualidade de vida, diferentes tipos de violência, falta de água, dentre outros. Ao todo cerca de 500 trabalhos foram apresentados durante os dias de evento, contando com a presença da comunidade acadêmica e local.