Arquitetura e Urbanismo realiza viagem de estudos a Florianópolis

A primeira viagem de estudos do curso de Arquitetura e Ubranismo da Uniplac levou os estudantes da segunda e da quarta fase à Florianópolis nos dias 27 e 28 de agosto.

O grupo de 36 acadêmicos, acompanhados pela coordenadora, uma professora do curso e dois arquitetos convidados, participou do Ciclo Nacional de Palestras Cidades do Amanhã, um debate itinerante que está percorrendo nove capitais brasileiras, patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

No evento lotado, professores doutores da UFF e da UFSC apresentaram sua pesquisa conjunta abrindo a discussão sobre o uso do espaço público e a dinâmica de bairros e cidades.

Após a apresentação, a mesa contou com a presença local da arquiteta e urbanista Sílvia Lenzi, que no dia seguinte acompanhou o grupo da Uniplac em visita ao empreendimento Cidade Universitária Pedra Branca, em Palhoça, que trabalha o Novo Urbanismo com os conceitos de cidade para pessoas e cidade criativa, tendo como âncora a Unisul.

A articulação entre as duas atividades foi bem colocada por Sílvia, que trabalhou e acompanhou o desenvolvimento do projeto da Pedra Branca.

Aproveitando o roteiro, também foi realizada a visita a Casa Eficiente da Eletrosul/Eletrobrás, em parceria com o LAB EEE/UFSC, que aplica estratégias bioclimáticas em sua construção, servindo como sede do Laboratório de Monitoramento Ambiental e Eficiência Energética da UFSC (LMBEEE).

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniplac teve início em 2014. Com formação generalista, objetiva formar um profissional Arquiteto e Urbanista apto a projetar, propor e intervir no âmbito da profissão, com qualidade, sobre a produção do espaço edificado e urbano, agindo local e regionalmente, com visão e entendimento global, holístico, histórico, social, ambiental, econômico e tecnológico.

Projetos como a viagem de estudos realizada vêm ao encontro da proposta pedagógica do curso, que trabalha as disciplinas de maneira integrada, através das articuladoras de cada semestre. Estas, por sua vez têm um eixo condutor, seja este Projeto Arquitet&oocirc;nico, Conforto Ambiental ou Tecnologia, somando-se sucessivamente.