Aula inaugural do curso de Enfermagem mostra a experiência de ex-alunos no Corpo de Bombeiros Militar de SC

Os acadêmicos de Enfermagem presenciaram na noite desta segunda feira (23), no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), da Uniplac a aula inaugural do curso de Enfermagem, onde puderam ter contato com a atuação do enfermeiro na carreira de Bombeiro Militar.

Com o objetivo de trazer novidade e conhecimento sobre a profissão, participaram três egressos da Universidade que atuam como Bombeiros na cidade de Lages. Ao longo de pouco mais de duas horas, eles dividiram com os presentes suas experiências profissionais, expuseram os desafios e conquistas do dia-a-dia, além de abordarem a importância da presença de um enfermeiro nas ocorrências que atendem.

A palestra foi aberta a todos os acadêmicos de Enfermagem, e contou com explicações teóricas sobre atendimentos em diversos casos, tais como os feitos no domicilio de idosos (home care), ataques cardíacos, traumas e traumatismos cranianos, e demonstrações práticas na área de primeiros socorros.

Os palestrantes comentaram ser muito gratificante a atuação como Bombeiro Militar, mas se deve estar sempre despido de preconceitos. “É engrandecedor você poder contribuir para salvar uma vida”, diz o enfermeiro Hoffman. Já a acadêmica da 7ª fase, Lucimara Vinglar Correa, presente ao encontro cita que a palestra foi bem produtiva. “As técnicas dos bombeiros são interessantes, diferenciadas e precisas e nos permite conhecer melhor como é a prática diária de nossa profissão numa instituição tão importante”.

Esta matéria é uma colaboração da 5ª fase do curso de Jornalismo da Uniplac.