Certificação ambiental em áreas produtivas

O professor da Uniplac, Marcelo Mazzolli, participou na última segunda-feira (16) de um treinamento online promovido pela Rede de Altos Valores para Conservação (HCV Network), baseada em Oxford, exclusivamente para revisores licenciados pelo grupo para revisar relatórios deste tipo de certificação ambiental.

A certificação de AVC (ou HCV na sigla original) é dirigida para áreas de manejo e corte florestal, seja de florestas plantadas ou nativas, e também em áreas de soja que estejam ligadas à Mesa Redonda para Soja Sustentável (RTRS na sigla original) e para o óleo de palma sustentável (RPSO na sigla original). O diagnóstico ambiental de HCV visa proteger as áreas com valores ambientais e culturais, como espécies ameaçadas, água, ecossistemas e sítios de importância cerimonial e de extração de recursos para comunidades tradicionais.

Estes esquemas de certificação sustentável na exploração dos recursos naturais estão ocupando cada vez mais espaço no mundo, inclusive no Brasil, de forma que a participação de um professor da região serrana no seleto grupo de revisores de HCV possibilita a disseminação de sua experiência entre estudantes de Ciências Biológicas e afins, os quais por sua vez podem disseminar o conhecimento ainda mais, além da possibilidade de eventualmente envolverem-se em diagnósticos ambientais promovidos pelos esquemas de certificação.

São apenas 19 revisores licenciados no mundo, cuja lista pode ser acessada em: https://www.hcvnetwork.org/als/peer-reviewers?page=1. Entre eles encontram-se pesquisadores e consultores de regiões de todo o globo, e de centros de pesquisa e universidades de renome como Harvard.