Acadêmicos de Química contextualizam conhecimentos em oficinas

Na disciplina de Fundamentos e Metodologias do Ensino da Química, os acadêmicos do 4º semestre do curso de graduação em Química - Licenciatura, organizaram uma oficina, intitulada “Balões de Festas”  com objetivo de tratar os conhecimentos de forma inter-relacionada e contextualizada e a partir daí construir seu próprio conhecimento.

Durante o processo de elaboração foram elencadas as  concepções referentes à composição do balões de látex e dos metalizados; dos pigmentos e dos corantes; do  processo de fabricação e da própria história dos balões, além da proposição de experimentos e a apresentação de propostas da substituição dos balões de festas, por outros elementos.

Assim, no último sábado os acadêmicos Eduardo de Jesus e Vanda Gislaine, trataram do tema e apresentaram uma proposta de atividade intitulada "Doce Química", na qual houve a substituição dos balões de látex e/ou metalizados por materiais que possam ser reutilizados, por exemplo, por lanternas e outros artefatos de papel.

Quanto à proposição metodológica utilizada nas atividades, as manifestações dos acadêmicos e suas participações nos trabalhos; as reflexões sobre atitudes e comportamentos, demonstram, que é um recurso muito apropriado para o Ensino da Química.