PROESDE realizou Seminário Regional

No último sábado, dia 22 de novembro,  aconteceu o II Seminário Regional do PROESDE, com a participação de acadêmicos do Programa, docentes e discentes da Uniplac, além de membros da comunidade externa.

Mesas temáticas, apresentações de projetos na perspectiva do desenvolvimento regional, foram parte da programação que durou todo o dia de sábado. Um trabalho de grupo e uma plenária para apresentação e discussão dos textos, que resultaram no Manifesto do PROESDE pelo desenvolvimento da Serra Catarinense, finalizaram os trabalhos do dia. O manifesto será levado por representantes da região ao Seminário Estadual do PROESDE, que acontece neste próximo sábado (29) na cidade de Casçador..

Segundo o coordenador institucional do PROESDE na Uniplac, professor Geraldo Augusto Locks, no manifesto os estudantes fazem uma retrospectiva crítica ao desenvolvimento no Planalto Catarinense, olham para o presente e o futuro apontando proposições modelos de governança onde a palavra desenvolvimento signifique envolvimento e engajamento de toda a sociedade e do governo com foco no atendimento aos interesses de todos os cidadãos. Ainda segundo os estudantes é fundamental as políticas públicas voltarem-se para a população do campo, sob pena de não permanecer um jovem no meio rural. A continuidade de projetos que propõem a conscientização e a revitalização de áreas desmatadas e poluídas  e a educação do campo; que impulsionem a economia solidária tendo como alvo os pequenos e micro empreendimentos econômicos, entre muitas outras.

O PROESDE

O Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional -  PROESDE é realizado pela Extensão da Uniplac em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. O projeto busca proporcionar o conhecimento de referenciais e processos interativos com políticas públicas, projetos e práticas de desenvolvimento regional.  Com encontros semanais, aos sábados, os acadêmicos participantes, com origem nos diversos cursos diversos cursos de graduação, têm aulas teóricas e também atividades práticas, estudos dirigidos e visitas de campo, que propiciam complementação de sua formação profissional.

Os acadêmicos recebem ainda bolsa para auxílio na manutenção de seus cursos de graduação durante o período de realização do PROESDE. Ao todo, entre titulares e suplentes, são mais 80 alunos.

Mais informações:

extensao@uniplaclages.edu.br