Colóquio debateu a educação permanente para renovação das práticas de saúde

No dia 5 de novembro de 2014 a UNIPLAC sediou o “I Colóquio de Educação Permanente”, evento que reuniu gestores, profissionais de saúde, discentes, docentes, pesquisadores e demais interessados no tema para uma discussão ampliada acerca da renovação das práticas de saúde por meio da Educação Permanente.

A palestra central do evento trouxe a professora Maria Cristina Sette da Universidade Federal Pernambuco, que ministrou o tema “Educação Permanente: Política e Prática Pedagógica”, trazendo as experiências e vivências da realidade de outros municípios brasileiros. A profa. Maria Cristina é membro do Conselho Nacional se Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e conselheira do Conselho Nacional de Residências Médicas e também do Conselho Nacional de Residências Multidisciplinares.

Na sequência, o professor Msc. Fernando Luiz Pagliosa mediou o debate entre os participantes e a palestrante e ainda, foi apresentado pelo professor Dr. Geraldo Locks o Guia de Educação Permanente, que assim como o Colóquio é resultado do projeto de pesquisa aprovado e financiado pela FAPESC “Universidade e Serviços de Saúde Ampliando Possibilidades para a Educação Permanente  nas Unidades de Saúde de Lages-SC”.  Estes resultados, transformados em artigos, comporão um livro que será lançado em breve com o título “O Dia da Gente”.

O evento, que contou também com a presença de um representante da FAPESC, foi promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação- PPGE e  Ambiente e Saúde- PPGAS  e é organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida (GEPESVida) em conjunto com os residentes do Programa de Residência Multiprofissional - Turma 2013.

O Guia de Educação Permanente

O Guia de Educação Permanente: A singularidade dos lugares e das pessoas renovando as práticas de saúde é apresentado à comunidade como uma cartilha que traz os passos da Educação Permanente, materializando a metodologia testada a campo pelo estudo realizado sob a responsabilidade das professoras Dra. Marina Patrício de Arruda e Ma. Mirian Kuhnen.

Inovando as práticas de projeto de pesquisa, as pesquisadoras juntaram diagnóstico e pesquisação e, em outro momento retornaram às instituições pesquisadas com a realização de oficinas de Educação Permanente, processo que resultou no desenvolvimento pessoal e profissional daqueles que trabalham na área da saúde.

A publicação busca auxiliar no processo de informação para manutenção desta, que é a educação para toda a vida, com a preocupação da formação integral das pessoas, a Educação Permanente.