Professores da Uniplac lançam livros em Florianópolis

X ANPED Sul contou ainda com apresentação de trabalhos de docentes da Universidade

Nos dias 26 a 29 de outubro aconteceu a X ANPED Sul – Reunião Científica da ANPED, realizada no campus I da UDESC, em Florianópolis. Tendo por tema “A pesquisa em educação na Região Sul: percursos e tendências”, o evento foi organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Educação na região sul, e congrega pesquisadores em educação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrados e Doutorados – dos três estados da região.

Durante o evento, na última segunda-feira, foram lançados dois livros de autoria de professores da Uniplac. O primeiro, “As Concepções de História na Proposta Curricular Catarinense: entre o Ecletismo Teórico e a Utopia (trans)formadora” é de autoria do professor e coordenador de Extensão e Apoio Comunitário da Uniplac, Carlos Alberto Bertaiolli e da professora Maria de Lourdes Pinto de Almeida. O segundo, “Estágio Curricular Obrigatório e Prática como Componente Curricular: que Prática é essa?”, é de autoria da pró-reitora de ensino da Uniplac, Vera Rejane Coelho e da professora Marilane Maria Wolff Paim. Os livros foram publicados pela Editora CRV, de Curitiba.

Os dois livros também serão lançados no XVII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, que ocorre em Fortaleza – CE, entre os dias 11 e 14 de novembro. Em Lages, o lançamento acontece no dia 8 de novembro, na Livraria Serrana, às 10h da manhã.

Ainda no evento, foram apresentados trabalhos de mais professores da Universidade. Os docentes Marilu Diez Lisboa, Carlos Alberto Bertaiolli, Oliveira Machado Fernandes Júnior, Elson Rogério Bastos Pereira, Lucia Ceccato de Lima e Vera Regina Roessler contribuíram com os objetivos propostos pela Reunião científica.

Além de promover um balanço sobre as pesquisas em educação, a X ANPED Sul problematizou concepções, práticas e relações sociais da educação.

Site do evento: http://xanpedsul.faed.udesc.br/