Professor da Uniplac é apresentado entre os 50 finalistas do Prêmio Educador Nota 10

A realização de atividades diversificadas é o grande diferencial na atuação do educador, professor Carlos Eduardo Canani que atua nos cursos de Licenciaturas da Universidade do Planalto Catarinense e na educação básica municipal e estadual em Lages. Formado em Letras e especialista em Línguas Modernas Carlos teve seu nome divulgado entre os 50 finalistas do país na edição 2014 do prêmio “Educador Nota 10”, realizado pela Fundação Victor Civita/Editora Abril.

Criado em 1998 o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e também gestores escolares de todo o país. Aproximadamente 3.000 educadores, professores, gestores escolares e coordenadores pedagógicos, de diversos segmentos de ensino, inscreveram seus trabalhos nesta edição do Prêmio em diferentes áreas de conhecimento. 

O trabalho do professor Carlos, chamado de “Sequência didática de recriação textual”, foi realizado no ano de 2013, na Escola municipal de Educação Básica Suzana Albino França, com alunos do 6º ano.

“Percebemos que os alunos tinham dificuldades para elaborar e interpretar textos, além de  produzirem textos muito infantis, associados ao imaginário, quando já deveriam estar um pouco mais amadurecidos”, ele relata, afirmando que a sequência didática de recriação textual, que levou cerca de três semanas para ser aplicada em sala de aula e trouxe resultados excelentes. Nela, os alunos foram apresentados aos gêneros textuais Fábula e Notícia. A partir de então eles produziram textos e criaram um informativo interno, recriando a fábula “A Cigarra e a Formiga”, em formato de notícia.

Carlos afirma que não havia ainda, no momento da realização da prática diferenciada junto aos seus alunos, a intenção de ser premiado, mas o seu perfil inovador somado à sua visão de educação pública de qualidade “em que o professor deve mediar a criação de oportunidades para o aluno”, o levou a inscrever o trabalho.

Outras oportunidades já haviam sido aproveitadas pelo educador que em 2012, teve um a aluno, Welinton Arruda Moraes, premiado com medalha de bronze na Olimpíada de Português. Ainda, em 2013, o aluno de Carlos, Gabriel Rosa Padilha, foi selecionado para representar Santa Catarina no programa Soletrando, da Rede Globo. 

Na Uniplac, além de lecionar nos cursos de Licenciaturas o professor Carlos dá aulas no programa de Apoio Pedagógico aos acadêmicos dos diversos cursos de Graduação, e também leciona em cursos de extensão como o curso preparatório para o concurso do Instituto Geral de Perícias.

Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2017 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Al-Wi Tecnologia