Cursos da área de saúde realizam diversos atendimentos à população

Biomedicina é o mais novo curso conveniado com o SUS O ano de 2013 foi marcado pelo crescimento dos atendimentos dos cursos da área da saúde da Universidade do Planalto Catarinense em convênio com o SUS. Os atendimentos acontecem nos laboratórios e espaços do Centro de Ciências da Saúde - CCS, que conta com uma ampla estrutura física com pré-clínicas e clínicas odontológicas, clínica radiológica, ambulatórios e laboratórios, além de laboratórios específicos dos cursos. O curso de Psicologia dispõe de laboratórios de psicologia infantil e adulto, ambos com sala de observação. O Laboratório Escola de Educação Física e Fisioterapia, possibilita a realização de aulas práticas e estágios curriculares aos alunos dos cursos de Educação Física e Fisioterapia, e também o atendimento à comunidade em geral. O Laboratório Escola de Biomedicina foi inaugurado em 2013 está estruturado com equipamentos de última geração que atendem a toda segmentação da área de Biomedicina, além de salas de parasitologia, hematologia, genética, bioquímica e imunologia, totalizando 600 m2 de área construída. O laboratório passa a realizar exames pelo SUS já neste primeiro semestre de 2014. O curso de Enfermagem também conta com os Laboratórios de Práticas Profissionais. A atuação dos acadêmicos frente aos atendimentos à população acontece sempre sob a supervisão dos profissionais, professores da área da saúde e permite a prática do aprendizado na área de formação. As pessoas atendidas na área Médica, de Fisioterapia e Psicologia são encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Lages. Este mesmo sistema será seguido pelos exames no curso de Biomedicina. Na área odontológica os agendamentos são realizados na recepção do CCS conforme a necessidade do curso de Odontologia. Em 2013 foram realizados mais de 16 mil atendimentos entre procedimentos odontológicos, atendimentos em consultórios, ambulatórios, atendimentos de fisioterapia e exames laboratoriais. Há ainda, localizados no Bloco II do campus, os laboratórios básicos da saúde: laboratório de anatomia I e II, zoologia e farmacologia, bioquímica, parasitologia, botânica, herbário, microscopia, ecologia, micro, imunologia I e II, fisiologia e cosmetologia/centro estético, hematologia, Aquífero Guarani e sala de animais, que atendem a todos os cursos da área da saúde para realização de aulas práticas e atividades de pesquisa. Ações como o Mutirão de Atendimento ao Portador de Diabetes, que aconteceu no dia 14 de novembro no Parque Jonas Ramos também servem para realizar esta integração, desta vez com a Universidade indo até a comunidade. O bloco do CCS da Uniplac encontra-se aberto para atendimentos de professores, acadêmicos e comunidade externa de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h30.