Música: curso ganha destaque pela atuação com enfoque prático de seus acadêmicos

O curso de Graduação em Música está em funcionamento na Uniplac desde 2006 e forma anualmente profissionais capacitados para atuação frente ao ensino formal e não formal da Música. O músico licenciado teve seu mercado de atuação ampliado pela gradual implantação da Lei Federal, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório nas escolas. A Lei N.º 11.769, sancionada em 2008, vem democratizar o acesso à música, com o objetivo de desenvolver a criatividade, a sensibilidade, a socialização e a integração dos alunos. Também são opções do músico formado a atuação como professor de Música em quaisquer contextos, como na Educação Profissional e Não Formal, ou em centros culturais, fundações culturais e espaços alternativos; como organizador cultural/promotor de eventos artísticos e culturais; pesquisador no campo de Arte Educação e da Música, abrangendo as áreas de Educação Musical e de Musicologia; profissional liberal (compositor, intérprete); direção de grupos musicais (coros, orquestras, bandas e conjuntos). Na sua estrutura curricular, o curso oferece disciplinas de prática instrumental, como Violão, Teclado, Flauta e Percussão, além de Teoria Musical, Técnica Vocal, Regência, Arranjo, entre outras. São quatro anos de curso com regimente de funcionamento no período noturno. Ainda durante a graduação os acadêmicos tem a oportunidade de atuar com o objeto de sua formação e há, segundo o coordenador do curso, professor Andrei Garcia, alguns bons exemplos disto. “Há acadêmicos nossos que já fazem uma boa atuação, seja pelo estímulo das bolsas de estudo, e até pela necessidade da sociedade de trabalhos dedicados à área de música, como mais um passo para o desenvolvimento social das pessoas”, o professor relata. É o caso do “Projeto Samba Raiz” desenvolvido pelo acadêmico Paulo Henrique Godoi, que envolve adolescentes de uma comunidade socialmente vulnerável, ou ainda do acadêmico egresso Luiz Augusto e a acadêmica Suiani Elines, que atuam na regência e na preparação instrumental da Orquestra da Associação Lageana de Apoio ao Menor - ALAM. O caso do desenvolvimento de pesquisa histórica realizada pela acadêmica egressa, Clarissa de Sá também se destacou durante o ano de 2013. O curso também busca colocar o aluno em contato com o conhecimento científico e as mais recentes pesquisas na área da Música, permitindo-lhe o pensamento reflexivo e crítico. A formação visa desenvolver no aluno sua sensibilidade artística e estética, abrangendo as dimensões pedagógicas, artísticas, culturais, tecnológicas, sociais e científicas no campo da Música.