Arquitetura e Urbanismo: novos rumos da economia e sociedade pedem opções de qualificação profissional inovadoras

Lançado em janeiro de 2014 o curso de Arquitetura da Universidade do Planalto Catarinense visa a formação de um profissional que atuará nos mais diversos projetos arquitetônicos e urbanísticos, focado na organização de espaços internos e externos utilizando critérios de estética, conforto e funcionalidade. O crescimento tecnológico, assim como a instalação de grandes indústrias na cidade de Lages e região são fatores que proporcionam o aumento da demanda por este profissional, que poderá estar diretamente envolvido com planejamento urbano e regional, em projetos de edificação ou reforma de edificação, projetos de arquitetura de interiores, arquitetura paisagística e recuperação paisagística, entre outras áreas. Além disto, a Serra Catarinense também está se tornando a opção para pessoas de origem de grandes centros urbanos, que procuram viver de uma forma saudável, em um lugar tranquilo, com conforto e bem estar. O mercado de trabalho do arquiteto está em crescimento constante tanto em âmbito regional quanto estadual e nacional. Isto se deve, em parte, pela realização dos eventos esportivos em 2014 e 2016 - Copa do Mundo e Olimpíadas - assim como pelo crescimento econômico do país que resulta também no alto investimento pela população trabalhadora no ramo da construção civil, aquecimento que, por sua vez, resulta na grande procura pelos profissionais de Arquitetura e Urbanismo. Aqui vale diferenciar as profissões de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Ambas intervêm no meio ambiente por meio de construções. O arquiteto projeta e organiza os espaços de acordo com critérios já citados de estética, conforto e funcionalidade. Já o engenheiro civil projeta e executa obras. O arquiteto tem exclusividade para trabalhos de planejamento urbano e regional, monumentos e patrimônio cultural, enquanto o engenheiro a tem para obras de infraestrutura. FUNCIONAMENTO DO CURSO NA UNIPLAC O curso de Arquitetura e Urbanismo tem suas inscrições abertas no processo seletivo Ingresse Já, com matrículas, transferências e reingressos abertos até dia 28 de fevereiro. É necessária a comprovação de conclusão de Ensino Médio, a entrega de documentação constante em edital (Edital 001/2014 - http://www.uniplac.net/publicacoes/editais/4972.pdf) e o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 20,00 e a matrícula que é a primeira mensalidade do curso. O curso terá funcionamento e período integral, matutino e vespertino e duração de 10 semestres. Informações: proens@uniplaclages.edu.br ou pelo telefone (49) 3251.1022.