Laboratório de Design “Pronto 3D” está em fase final de implantação

Desde 2013 está em implantação na região serrana, alocado na Universidade do Planalto Catarinense, o Laboratório Pronto 3D de Prototipagem de novas tecnologias orientadas ao 3D. O laboratório está sendo criado através de uma parceira com a UFSC e o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC. Além da região de Lages outras mesorregiões também estarão recebendo estes laboratórios, instalados na UNOCHAPECÓ (Chapecó), na SATC (Criciúma) e na UFSC (Florianópolis), constituindo uma rede em todo o Estado de Santa Catarina. Em reunião realizada no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Uniplac nesta segunda-feira, dia 24 de fevereiro, participaram os representantes das instituições de ensino que sediam os laboratórios da rede. Na oportunidade foram tratados diversos assuntos inerentes ao efetivo funcionamento do laboratório, como o estudo de casos de projetos tecnológicos da área, o lançamento do portal do projeto Pronto 3D, os trabalhos de pesquisa, extensão e perspectivas de bolsas vinculados ao laboratório e a interação com as unidades que formam a rede de laboratórios. Para a responsável pelo processo na Uniplac, a coordenadora do curso de Design de Interiores, Rosane Waltrick Reis, esta é uma oportunidade ímpar para realização de projetos em extensão, com parcerias com grandes empresas e indústrias. “Com o Pronto 3D nós poderemos desenvolver projetos e produtos na área de movelaria, iluminação, além de prototipagem para indústria”, a professora detalha. O Laboratório atenderá as demandas dos cursos de Design de Interiores e de Engenharias, mas poderá auxiliar em diversos cursos da UNIPLAC, além de gerar a possibilidade de convênios para prestação de serviços para empresas e indústrias da região, com vistas à extensão da produção do conhecimento tecnológico e o desenvolvimento regional.