Uniplac implantará incubadora tecnológica de economia solidária

Projeto será executado durante os dois próximos anos e viabilizará a qualificação de empreendimentos solidários Durante o mês de dezembro o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI e Ministério do Trabalho e Emprego – MTE aprovou por meio de chamada pública 28 projetos em todo o Brasil e dentre eles a proposta da Uniplac. A chamada teve por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e extensão de incubadoras tecnológicas de empreendimentos econômicos solidários e que possam contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. O projeto ”Formação e institucionalização de Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac)”, é coordenado pelo professor Dr. Geraldo Locks, membro do corpo docente do PPGE- Mestrado em Educação da Uniplac e tem como equipe colaboradora os pesquisadores: Josilaine Antunes Pereira, Jose Batista da Rosa, Mareli Eliane Graupe, Ana Paula Rampi e Luiz Gonzaga Azzi, todos profissionais titulados e com experiência nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, que têm a missão de garantir o desenvolvimento da metodologia de incubação compreendida enquanto processo de formação, assessoria técnica e política, disseminação de tecnologia apropriada e de gestão voltadas à consolidação e conquista de condições necessárias para a autonomia organizacional e a viabilidade de Empreendimentos de Economia Solidária (EES) no território de abrangência e atuação da Universidade - Lages e Região da Serra Catarinense, um conjunto de 18 municípios que compõem a Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES). A fase de implantação do projeto acontece já em 2014 e terá dois anos de duração. Nesta fase inicial da proposta serão incubados os EES levantados pela equipe do projeto e que já atuam em diversos bairros da cidade de Lages e em outras cidades da região. São empreendimentos que têm como atividade econômica a produção e comercialização de alimentos, a fabricação de produtos artesanais, costura, produtos agroecológicos, entre outras. Segundo o coordenador do Projeto, Prof. Geraldo “Esta será a oportunidade destes pequenos grupos e cooperativas qualificarem sua atuação e profissionalizarem os seus membros”. O professor vislumbra no projeto a possibilidade que a Uniplac tem de alargar sua missão, como Universidade Comunitária, de estar presente também junto à comunidade e a população mais empobrecida da cidade. “A incubadora possibilitará o acompanhamento de, inicialmente, 7 grupos existentes e estimulará a emergência de novos grupos dentro da perspectiva de economia solidária.” O Prof. Geraldo complementa ainda, citando a ação da Uniplac, por meio deste projeto ‘além dos seus muros’, com o desenvolvimento do seu tripé - ensino, pesquisa e extensão – trazendo para dentro da Universidade a discussão acerca da economia solidária como opção frente ao capitalismo, produzindo conhecimentos na área e realizando a extensão cidadã, promovendo o caminho da cidadania aos envolvidos. O projeto prevê a utilização de mais de R$ 130 mil em recursos liberados pelo CNPq e disponibilizará bolsas a professores e acadêmicos de graduação durante o seu período de realização. São ao todo 05 bolsas, duas para professores e três para acadêmicos. É prevista também a formação de grupos de pesquisa para acompanhar e assessorar os EES que fazem parte do projeto.