Reunião sobre as bolsas de licenciatura do PIBID contou com mais de 450 participantes

Nesta terça-feira, dia 18 de fevereiro, foi realizada pela coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/UNIPLAC , uma reunião com os candidatos inscritos paras os cursos de Licenciatura: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Letras, Matemática, Música e Pedagogia. Na oportunidade a Pró-reitora Vera Rejane Coelho, juntamente com a Coordenação Institucional do PIBID e os coordenadores de área do programa, explanaram sobre o funcionamento e os critérios de manutenção das bolsas de iniciação à docência aos interessados. Mais de 450 pessoas participaram da reunião. Para a atual coordenadora institucional do PIBID na Uniplac, a professora Marileia Wolff Tubs, foi gratificante perceber o quanto as pessoas querem a Universidade, por aceitarem o convite de ingressar em um curso de licenciatura e estarem presentes na reunião. “Foi muito bom sentir o interesse de tantas pessoas pelos nossos cursos. É como sentir o renascimento das licenciaturas”, a professora conclui, referindo-se a baixa procura dos cursos de graduação em licenciaturas observada em todo o país na atualidade. O PIBID é, portanto, uma oportunidade de incentivo às pessoas que querem ter formação docente. Na reunião foram realizados os sorteios para ordem de matrícula nos curso de Educação Física, Letras e Pedagogia, que tiveram número maior de inscritos para as vagas disponíveis no curso. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA UNIPLAC O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID insere os acadêmicos de graduação em licenciaturas na realidade escolar, desde o início do curso, na perspectiva da construção da identidade profissional. O programa, específico para formação de professores para educação básica, permite que os participantes recebam bolsas de estudos durante toda a graduação. Nos projetos em que os acadêmicos são inseridos eles desenvolvem atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Na Uniplac o Programa foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES em 2012 e para 2014 serão disponibilizadas 165 bolsas. O PIBID anualmente editais lançados para apoio à concessão das bolsas para as Instituições de Ensino Superior aprovadas. No ano de inserção da Uniplac, em nível de Brasil foram aprovadas 235 propostas para o Programa, entre elas da Universidade do Planalto Catarinense. Fotos: A reunião aconteceu no Salão de Atos da Uniplac e contou com a participação de centenas de interessados em cursos de licenciatura da Instituição.