Trabalho científico produzido na Uniplac é publicado em periódico internacional

Foi divulgado pela Creative Education, volume 05, nº 1, de janeiro de 2014 o artigo científico fruto de um Projeto de Grupo de Pesquisa de autoria da acadêmica do 4º ano de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense, Vanessa Freitas Bratti, com a orientação da Professora Dra. Patrícia Alves de Souza (Uniplac) e contribuição do Prof. Msc. Fernando Arruda Ramos e Márcia Adriane Andrade. O projeto de pesquisa foi realizado através do Grupo de Pesquisa GEPES VIDA. O trabalho com o tema “As pesquisas desenvolvidas no curso de graduação em Medicina da Uniplac: parte integrante do curso” buscou reconhecer as pesquisas científicas realizadas no curso de Medicina desde a sua implantação na Uniplac e demonstrar a importância da pesquisa para o desenvolvimento do ensino e do aprendizado acadêmico no decorrer da graduação. Segundo a Profa. Patrícia, docente do curso de Medicina e atual Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Uniplac, o trabalho de sua orientanda evidencia o crescimento da pesquisa científica no curso. “Este trabalho apontou para um crescimento de 5 vezes na realização de pesquisas científicas , comparado o ano de 2013 com o ano de implantação do curso, em 2004”, a professora afirma. A Dra. Patrícia cita ainda outras evidências do trabalho como favorecimento e a contribuição da pesquisa científica com o tripé da Universidade – ensino, pesquisa e extensão – e, com isso, o aumento do bom desempenho da Universidade. “Fica clara esta contribuição quando observamos os dados trazidos, por exemplo, pelo Ranking da Folha de São Paulo, que trouxe em 2013 o curso de Medicina da UNIPLAC como 2º melhor do Estado de Santa Catarina.” A leitura do artigo pode ser realizada no seguinte endereço: http://www.scirp.org/journal/PaperInformation.aspx?paperID=42491 A Creative Education é uma revista integrante de uma das maiores editoras de acesso aberto on-line, com revistas e jornais que cobrem uma ampla gama de disciplinas acadêmicas, a Scientific Research Publishing (SCIRP). A SCIRP serve as comunidades acadêmicas em todo o mundo e contribui para o progresso e aplicação da ciência, através da apresentação de publicações científicas superiores e informação científica provedora de soluções que permitam o avanço da pesquisa científica. Dentro do sistema de avaliação mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no Brasil, a Creative Education é Qualis A2 na área da Educação. O sistema Qualis relaciona e qualifica a produção intelectual dos programas de pesquisa. A classificação varia de “A1- indicador de maior circulação e qualidade dentro da área de avaliação até C”.