Uniplac desenvolve projeto de promoção de igualdade de gênero

A Universidade do Planalto Catarinense teve o projeto “Mulheres nos cursos de Engenharias na UNIPLAC/SC: promoção da igualdade de gênero” aprovado para realização por meio da chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres - SPM e Petrobrás. O edital “Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, engenharias e Computação” objetiva valoriza projetos que atraiam mulheres para cursos de ciências exatas, engenharias e computação. A intenção é despertar o interesse de estudantes do sexo feminino do Ensino Médio e da Graduação por estas profissões e para a pesquisa cientifica e tecnológica. O projeto na Uniplac é coordenado pela Professora Dra. Mareli Eliane Graupe e terá duração de 12 meses. Ele prevê o desenvolvimento de estratégias e de atividades que proporcionem a participação das mulheres nas três áreas de Engenharia existentes na Universidade - Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica. Essa participação é motivada para valorização das mulheres graduandas destas áreas, que ainda sofrem preconceito e discriminação, além de pesquisar as representações que as estudantes de ensino médio têm sobre a atuação profissional nestas áreas, buscando fazer com que elas repensem suas escolhas. Também, será realizado um trabalho em parceria com o Centro Educacional Vidal Ramos Júnior - professora Carla Valeria Spindola Coelho e quatro alunas do Ensino Médio - objetivando a promoção da equidade de gênero no campo escolar, discussão sobre as estruturas de poder na escolha de conteúdos e métodos de ensino, nas atividades de lazer, no desenvolvimento social e cognitivo de meninos e meninas, especialmente, estimulando-as para o campo das ciências exatas, engenharias e computação. “Estaremos nestes próximos doze meses trabalhando, realizando oficinas sobre a importância da mulher nas diferentes áreas do conhecimento”, relata a Profa. Mareli, sobre a execução do projeto. A professora informa ainda que este projeto é um desdobramento das atividades do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na América Latina – GECAL, um grupo de pesquisa interinstitucional com a Universidad Tres de Febreiro, UNTREF – Argentina. As entidades promotoras da chamada disponibilizarão o valor de R$35 mil reais, para o projeto que prevê a disponibilização de bolsas de estudos, sendo uma bolsa para uma aluna dos cursos de engenharias, uma bolsa para uma professora que atua no campo de ciências exatas na educação básica, no ensino médio e quatro bolsas para as melhores alunas em ciências exatas, na educação básica. A escola parceira da Uniplac neste projeto é o Centro Educacional Vidal ramos (Lages/SC). O GRUPO DE PESQUISA GÊNERO, EDUCAÇÃO E CIDADANIA NA AMÉRICA LATINA – GECAL/UNIPLAC/ UNTREF O Grupo de Pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na América Latina – GECAL, um grupo de pesquisa interinstitucional com a Universidad Tres de Febreiro, UNTREF – Argentina. O grupo entrou em atividade a partir de 2013, após a realização de acordo de cooperação internacional entre a Uniplac e a universidade argentina. O projeto “Mulheres nos cursos de Engenharias na UNIPLAC/SC: promoção da igualdade de gênero” é uma das atividades alocadas no grupo de pesquisa que funciona na sala 3301, do prédio do Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac. Outras atividades e projetos são realizadas com a participação de professores, graduandos, mestrandos e egressos do programa de mestrado em educação e pesquisadores de outras instituições. Abaixo a programação de estudos e projetos do GECAL para o primeiro semestre de 2014: 24/02/14 e 03/03/14: História das Mulheres. Bibliografia Básica: PRIORE, Mary Del. História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004.SAFFIOTI, Heleieth I. B.; UMÑOZ-VARGAS, Mônica (Orgs.). Mulher Brasileira é assim. Rio de Janeiro: Rosa dos Ventos: NIPAS; Brasília: UNICEF, 1994.MURARO, Rose Marie. A Mulher no Terceiro Milênio. Rio de Janeiro: Editora Rosa dosTempos, 2000. 10/03/14 e 24/03/14: Feminismo. Bibliografia Básica: AUAD, Daniela. Feminismo: que história é essa? Rio de Janeiro: DP&A, 2003. PINTO, Céli Regina Jardim. Uma história do feminismo no Brasil. São Paulo: Perseu Abramo, 2003. 31/03, 07/04 e 14/04: Gênero. Bibliografia Básica: BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 3ª ed, 2010. COSTA, Albertina de O.;BRUSCHINI, Cristina (Orgs.). Uma questão de gênero. Rio de Janeiro: Rosa dos Ventos; São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1992. GROSSI M. P. Identidade de Gênero e Sexualidade. Antropologia em Primeira Mão. Florianópolis, p. 1-18, 1998. (versão revisada – 2010). LAURETIS, Teresa. A Tecnologia de Gênero. In.: HOLLANDA, Heloisa (Org.). Tendências e Impasses – O feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, v. 20, n. 2, 1995. STEARNS, Peter N. História das Relações de Gênero. Tradução de Mirna Pinsky. São Paulo: Contexto, 2007. 21/04 e 28/04: Gênero e Educação Bibliografia Básica: LOURO, Guacira Lopes. (Org.) O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Tradução dos artigos: Tomaz Tadeu da Silva. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. LOURO, Guacira Lopes. Gênero: questões para a educação. IN: BRUSCHINI, C.; UNBEHAUM, S. Gênero, democracia e sociedade brasileira. São Paulo: Editora 34, 2002. CARVALHO Marília Pinto. Avaliação escolar, gênero e raça. Campinas: Papirus, 2009. 05/05 e 12/05: Mulheres e Ciências Bibliografia Básica: SCHIENBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência? Tradução de Raul Fiker. - Bauru, SP : EDUSC, 2001.