Percepções da Natureza: projeto promoveu experiências não visuais de educação ambiental

A Licenciatura em Educação Especial desenvolveu durante o mês de novembro atividade de extensão, promovendo experiências não visuais sobre a natureza, buscando garantir acesso ao conhecimento da educação ambiental para quem não faz uso da visão, ou que necessita de recursos específicos para fazê-lo. A ação desenvolvida neste projeto contou com a presença de uma estudante cega da Educação Básica, executada de forma articulada, por estudantes das licenciaturas em Educação Especial e de Ciências Biológicas, integrando conhecimentos específicos de Tecnologia Assistiva na área visual e Educação Ambiental. A experiência vivida pelos licenciandos foi considerada relevante para a formação docente, assim como parece ter sido gratificante para a estudante cega que se mostrou solícita e interessada durante toda a atividade. “Atividades como estas deveriam ser implementadas, nos cursos de formação docente, visando práticas pedagógicas inclusivas. A presença generosa da estudante cega, que esteve conosco na ocasião nos proporcionou oportunidade de avaliar o quanto podemos aprender com as diferenças humanas”, relatou a Coordenadora da Licenciatura em Educação Especial, Vanir Peixer Lorenzini .