Integrantes do PIBID participam de Encontro Nacional em Uberaba, Minas Gerais

Professores e alunos da Universidade do Planalto Catarinense e da Rede Pública de Educação Básica, que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, viajaram no dia 02 de dezembro para participar entre os dias 03 e 06 de dezembro do IV Encontro Nacional das Licenciaturas e do III Seminário Nacional do PIBID, na cidade de Uberaba na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Os eventos buscam \"promover o debate de caráter teórico, crítico e cultural relacionando à constituição da identidade do professor, com ênfase nas complexidades e paradoxos que marcam a realização desse ato na contemporaneidade\", com foco em dois eixos temáticos: um, que com discussões pertinentes à análise teórica e crítica de temas, que impactam na formação inicial e continuada de professores e o segundo, discussões e estratégias referentes à produção de recursos que promovam a melhoria das condições necessárias ao exercício de docência na educação básica. Além de participarem das mesas redondas, palestras e fóruns, os professores e alunos do PIBID da Uniplac, apresentarão trabalhos nos eventos. O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID insere os estudantes de graduação em licenciaturas, desde o início do curso, na realidade escolar, permitindo que eles recebam bolsas de estudos para atuarem em escolas que fazem parte do programa. Os professores destas escolas que supervisionam os bolsistas e os coordenadores dos cursos de licenciaturas também são beneficiados por meio de bolsas. Em nível nacional, no ano de 2013, 55 mil bolsas foram concedidas pelo PIBID e para 2014 há a previsão de 100 mil bolsas. A Universidade do Planalto Catarinense teve o Projeto aprovado de agosto de 2012 a julho de 2013 e, por decisão da CAPES, foi prorrogado até dezembro de 2013, quando terá novo processo através de edital CAPES para 2014. Como instituição de Ensino Superior comprometida com a formação docente há 54 anos, a UNIPLAC vem desenvolvendo ações para cada vez mais qualificar a formação inicial continuada do professor, em consonância com as políticas educacionais e os programas de incentivo à formação docente.