Teatro e contação fecharam com chave de ouro a exposição Arte e Memória

“Exposição sobre os 100 anos de Malinverni Filho recebeu mais de 1.000 pessoas Exposição de dezenas de trabalhos feitos com referência à obra de poesia, escultura e pintura de Malinverni Filho por professores e alunos das redes municipal e estadual de ensino e também de escolas particulares, além de releituras com performances de esculturas vivas, oficinas e apresentações, todas estas atividades compuseram a exposição “Arte e Memória: um olhar sobre os 100 anos de Malinverni Filho”. Uma diversidade de trabalhos, de atividades e modos diferentes de ver e interpretar a obra do artista lageano, reconhecido internacionalmente por suas obras e que foi o precursor do ensino da arte na década de 50. “(...) No dia-a-dia passam muitas coisas por nossos olhos que nós não vimos e as vezes é muito melhor ser guiado(..)”. Esta é uma parte da fala inicial da peça de teatro com contação, interpretada pela professora Angela Waltrick junto com seus alunos da EMEB Santa Helena e que contextualiza de forma lúdica e marcante o objetivo da exposição: fazer com que os visitantes sejam guiados, por meio de traços, pinceladas, formas e falas, à realidade de uma época, retratada nas obras de Malinverni e reestruturada pelos expositores da mostra. A contação apresentou ainda o passado e o presente da cidade de Lages, e também suas lendas, com foco na vinda do progresso aliado ao cuidado com a questão ambiental. A peça fechou as atividades da mostra que movimentou todo o campus da Uniplac. A exposição buscou proporcionar uma reflexão sobre a importância da arte e da preservação da memória de um mestre das artes do seu tempo, Malinverni Filho, alusiva ao centenário do artista. A atividade teve sua abertura à visitação realizada na noite de segunda-feira, dia 11 de novembro, e foi encerrada na tarde de ontem (13). Mais de 1.000 pessoas visitaram o espaço da mostra, que foi organizada por meio do projeto Arte e Educação do curso de Artes em parceria com os professores da rede municipal e estadual de Ensino. EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE MALINVERNI FILHO SEGUE ATÉ JANEIRO NA BIBLIOTECA DA UNIPLAC Marcando também o ano do centenário de Agostinho Malinverni Filho (1913 – 1971), a Biblioteca da Uniplac recebeu no início do mês de novembro a exposição “O Último Verão de Malinverni Filho”, um recorte fotográfico que relata a vida do artista e tem como objetivo despertar no visitante o interesse pelo conhecimento de sua própria cultura. Uma viagem fantástica no tempo e expor uma pequena mostra do cotidiano daquele que podemos considerar como o primeiro e mais importante artista na história das artes plásticas de Lages e região do Planalto Serrano. As obras fotográficas poderão ser visitadas na ser conferidas por toda a comunidade acadêmica e externa durante seu período de exposição na Biblioteca da Universidade, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 22h15 e aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 16h45.