Grupo de Estudos e Apoio à Adoção realizará capacitação aos Agentes Comunitários de Saúde de Lages

O Projeto de Extensão do curso de Psicologia da UNIPLAC “Renascer: Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Crianças e Adolescentes de Lages SC”, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Lages (S.M.S) e Fórum desta Comarca, realizará nos dias 12 e 19 de novembro às 8h30min no auditório do Centro de Ciências uma capacitação à todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS´s) de Lages. A capacitação tratará de temas e informações acerca da campanha “Entrega Legal”. Esta campanha emergiu devido aos prejuízos do grande número de adoções irregulares no Brasil e em decorrência disso, a possibilidade da criança ser retirada do lar pelo poder judiciário. Sabendo-se de todos os danos gerados às famílias e às crianças, é que a campanha propõe o esclarecimento e a reflexão sobre as mães que “abrem mão de seus filhos” com as especificidades que lhe são peculiares, bem como os meios legais para serem entregues à adoção. “Também pretendemos desmistificar o preconceito que muitas pessoas apresentam, com as mães biológicas que pretendem doar o filho e que muitas vezes as impedem de regularizar os procedimentos cabíveis,” afirma uma das coordenadoras do projeto, a Profa. Vivian Oliveira, informando ainda que a capacitação acontece especificamente com os ACS’s pelo entendimento de que são profissionais que protagonizam e fortalecem o vínculo entre os serviços da Atenção Primária à Saúde e toda comunidade. São 300 profissionais ACS’s em Lages e para atingir toda essa demanda de participantes a capacitação ocorre em duas etapas, no decorrer do mês de novembro, sendo a primeira nesta terça-feira (12). O projeto de Estudos e apoio à Adoção O Projeto de Extensão do curso de Psicologia da UNIPLAC “Renascer: Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Crianças e Adolescentes de Lages SC”, é coordenado pelas professoras Maria Dulce de França e Vivian Fatima de Oliveira. Tem como estagiárias participantes as estudantes do 8º e 10º semestres do curso de Psicologia: Ana Luiza, Bruna, Carine, Layla e Vanessa.