Simpósio Internacional de Ciência, Saúde e Território segue até amanhã na Uniplac

Abertura do evento contou com cerimônia e palestra realizadas na noite de ontem (06) A abertura do II Simpósio Internacional de Ciência, Saúde e Território e o II Seminário Regional de Saúde Ambiental foi realizada na noite de ontem, dia 07 de novembro na Uniplac, com a presença de autoridades e de participantes inscritos no evento que é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde da Universidade do Planalto Catarinense (PPGAS/UNIPLAC) em parceria com o Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/UDESC) e a Empresa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), com apoio financeiro da CAPES. Ao todo foram mais de 250 participantes inscritos, além de 260 trabalhos submetidos para apresentação durante o Simpósio. A palestra de abertura trouxe o tema “Impactos do modelo de desenvolvimento brasileiro da saúde e no ambiente”, ministrado pelo professor Dr. Fernando Ferreira Carneiro (UNB). Na manhã e tarde de hoje (07) aconteceram outras palestras e mesas redondas, como a palestra ministrada pelo Dr. Pascual Moreno Toregrosa da Universidade Politécnica de Valência, que trouxe um histórico das crises da agricultura ao redor do mundo e os resultados trazidos por elas - degradação de ecossistemas, perda de fertilidade dos solos, contaminação das águas, entre outros – e apresentando alternativas para os problemas gerados. “Reforma agrária, ações de recuperação ambiental, melhoria das políticas agrárias para que se tornem mais efetivas e a potencialização da agroecologia”, foram alguns itens ressaltados pelo palestrante como caminho para recuperação do equilíbrio entre produção e sustentabilidade. O tema central do evento “Tecnologias Sociais, Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental”, visa integrar, de forma interdisciplinar, a produção de conhecimentos tecnológicos regionais com os globais, e possibilitar sua divulgação e implementação para melhoria da condição socioambiental. O evento segue até amanhã.