NEAB divulga exposição “Memórias da Comunidade Afrolageana”

O Núcleo de Estudos Afrobrasileiro “Negro, Educação e Indígena” (Uniplac) em parceria com a Pastoral Afro divulga a exposição “Memórias da Comunidade Afrolageana” que está no Museu Thiago de Castro (MTC), Centro de Lages, durante todo o mês de novembro. Alusiva ao dia Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no Brasil em 20 de Novembro, a exposição traz uma mostra do interior de uma casa modesta do Afrolageano, um espaço de Memória das antigas moradias, trabalho e cotidiano das famílias negras que ajudaram na formação da cidade. A exposição apresenta a toda comunidade imagens, na sua maioria feitas por pessoas anônimas, que nos remetem a Lages de outrora, com seus encantos e peculiaridades, cientes da importância do MTC para a região da serra catarinense como guardião da Memoria coletiva local, espaço de ensino e aprendizado frequentado pela comunidade local, turistas e por escolas públicas e particulares. Objetiva-se com a pesquisa preparatória para esta exposição resgatar e valorizar a Memória sobre a Cultura material e histórica Afrolageana. “Ao refletir sobre as citações de autores catarinenses e ao apreciar peças de mobiliário, documentos, fotografias e objetos, espera-se que os visitantes vivenciem experiências que auxiliem na compreensão das adaptações resultantes dos processos culturais que a etnia negra apresenta, contribuindo para a democratização do patrimônio cultural de Lages e da região serrana”, afirma a representante do NEAB, professora Nanci Alves Rosa. O NÚCLEO DE ESTUDOS AFROBRASILEIRO “NEGRO, EDUCAÇÃO E INDÍGENA – NEAB UNIPLAC O Núcleo de Estudos Afrobrasileiro “Negro, Educação e Indígena” foi constituído no ano de 2000 na Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC e desenvolve pesquisas sobre a educação e a memória do povo negro e indígena na Região Serrana Catarinense com vistas a construção de um Centro de Referência “Sebastião Ataide”. O referido NEAB trabalha com o ensino, a pesquisa e a extensão com a perspectiva de construir referenciais teórico-metodológicos que possibilitem aos/as educadores/as e demais interessados pela temática a ampliação e o aprofundamento da história das relações étnico-raciais na sociedade brasileira e suas implicações no processo educacional, bem como, a implantação e implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que tratam da obrigatoriedade da inclusão no Currículo Oficial - das redes pública e privada - da História e Cultura Africana, Afro-brasileira e indígena. Liderado pela professora Cida Gomes até o ano de 2012, o NEAB retoma suas atividades em 2013, após falecimento da sua líder, ocorrido neste mesmo ano. As professoras Nanci Rosa Uniplac) e a Odete Costa (Pastoral Afro) estiveram na reitoria da Uniplac durante esta semana, apresentando as atividades em desenvolvimento no Núcleo de Estudos ao Reitor, Prof. Pfleger e à Pró-reitora Profa. Patricia Alves.