Educação Infantil e a Educação Ambiental serão temas tratados em livro lançado em outubro

Obra de autora lageana tece relações entre Educação Infantil e a temática Ambiental “EDUCAÇÃO INFANTIL E NATUREZA – TECENDO RELAÇÕES RUMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL”, é o título da recente obra finalizada pela professora, Mestre em Educação Mara Rúbia Paes de Farias dos Santos. O trabalho é fruto da dissertação do Mestrado em Educação realizado na Universidade do Planalto Catarinense em 2011, sob a orientação da Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida. O livro é o primeiro desenvolvido em Santa Catarina que contempla os dois temas que se engendram: Educação Infantil e a Educação Ambiental e é tido pela autora como um subsídio auxiliador para somar e abrilhantar ainda mais o trabalho dos profissionais da Educação, em especial da Educação Infantil. Ela acredita que Lages, comunidade acadêmica, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior (CAPES), a Educação em geral serão agraciados com a obra, que foi uma grande conquista, enquanto pesquisadora e profissional da área. “As práticas de Educação Ambiental acontecem nas escolas e CEIMs,mas muitas vezes estas práticas se revelam pontuais e comportamentalistas, assim sendo é necessária a instigação da criticidade, uma atuação que permita a reflexão e a contextualização com a vivência da criança, por parte do educador”, afirma Mara Rubia. O processo de transmissão de conhecimentos em um modelo tradicional ainda é presente nas escolas com práticas pedagógicas fragmentadas e com pouco envolvimento comunitário. Frente à possibilidade de transformação deste modelo é apontada na obra a inserção da educação ambiental transformadora. A pesquisa científica, que se configura como estudo de caso, que resultou o livro, foi realizada junto às professoras do Centro de Educação Infantil Municipal Leonina Rodrigues da Costa, no bairro Vila Comboni, em Lages (SC), que é localizado em uma área de preservação ambiental (APP). A obra será lançada primeiramente na a 36ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – (ANPEd), que acontece de 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Universidade Federal de Goiás (UFG). Posteriormente o livro será também lançado em Lages dentro do programa de Formação Profissional da Secretaria Municipal de Educação e possivelmente na BIENAL do livro, que acontecerá em novembro, para a sociedade lageana em geral.