Alunos do Mestrado em Educação apresentam trabalhos no EDUCERE 2013

Programa da UNIPLAC participa ativamente do Educere consagrado como o maior evento educacional de stricto sensu do Paraná De 23 a 26 de setembro acontece na PUC Paraná o XI Congresso Nacional de Educação do Paraná – EDUCERE 2013 com a realização conjunta do II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO – SIRSSE e o IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE – SIPD/CÁTEDRA UNESCO. O tema desta edição do Educere é “Formação docente e sustentabilidade: um olhar transdisciplinar”. Mais de vinte e cinco mestrandos das turmas de 2011, 2012 e 2013, alguns egressos, mais um significativo número de docentes Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação da UNIPLAC, estão participando ativamente do Educere. Submeteram e foram aprovados para apresentação de seus trabalhos quatro acadêmicos da turma 2013 do Programa. Susana da Silva Pires apresenta o tema “Politicas Educacionais nas Práticas Pedagógicas do curso de Serviço Social: uma análise a luz da teoria Marxista”, estuda que busca verificar como estão sendo exercidas as práticas pedagógicas do curso de acordo com o projeto ético-politico da profissão . Já o tema “Educação, História e Memória: reconstrução da História da Gerência Regional de Educação de Lages – GERED: 1972 -2012” é apresentado pelo mestrando Elson Rogério Bastos Pereira (Reitor da UNIPLAC). As mestrandas Débora Aparecida Rosa Reichert e Marli Coscodai Souza apresentam o tema “Gestão democrática na educação pública, um desafio onde a meritocracia rege a legislação escolar”. Quatro professores doutores do PPGE da UNIPLAC já estão atuando há mais tempo no evento, como membros da Comissão Científica, que avaliou os trabalhos ora em apresentação. A Orientadora dos trabalhos aprovados Dra. Maria de Lourdes Pinto Almeida salienta a participação deste número de trabalhos no EDUCERE como o resultado da integração da turma 2013 do Programa de Mestrado. “Trata-se de uma turma com características muito individuais e peculiares, mas extremamente unida e muito produtiva”. A professora Malu lembra ainda que parte da equipe do Mestrado em Educação estará também na 36ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd, que acontece de 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Universidade Federal de Goiás (UFG).