UNIPLAC agora conta com Ponto de Entrega Voluntária do Projeto Óleo

As representantes da UNIPLAC no Grupo Garis, Juliana Amarante e Juliana Oliveira, receberam na última sexta-feira, dia 20 de setembro, um recipiente para a coleta de óleo de origem vegetal usado, instalado no setor de protocolo, Bloco I da UNIPLAC e que a partir de agora é mais um Ponto de Entrega Voluntário (PEV) do Projeto Óleo. O Projeto Óleo objetiva a conscientização ambiental da população por meio da correta destinação do óleo visando seu reaproveitamento e deixando assim de contaminar o solo e a água quando do seu descarte para aterro, juntamente com os demais resíduos ou ainda, diretamente na pia das residências. Uma ação do Grupo Garis, o Projeto Óleo já conta com 19 PEVs em Lages, localizados em diversas escolas da rede municipal e estadual de ensino e também em outras instituições parceiras. Quinzenalmente a empresa DURAMAIS, realiza a coleta do óleo que é transformado em produtos de limpeza. A empresa converte o valor de R$ 0,20 centavos por litro de óleo em materiais escolares, esportivos e de higiene, que são doados para as instituições vinculadas ao projeto. No caso da UNIPLAC será escolhida uma instituição para a doação dos materiais. O óleo deve ser armazenado em embalagens “pet”, em sua forma pura (sem adição de água ou outros componentes) e depositado desta mesma forma (dentro da embalagem “pet”) no PEV. O GRUPO GARIS O Grupo Garis é um grupo formado por membros da sociedade civil e integrantes de diversos órgãos governamentais, não vinculado a qualquer instituição, com atuação independente e aberto ao ingresso de novos participantes, coordenado pelo Dr. Renne Cardoso Braga, Promotor de Justiça do Ministério Público. O grupo é uma união informal de diversos interessados que buscam conjuntamente construir um futuro melhor para Lages e região, focados no meio ambiente ecologicamente equilibrado, no desenvolvimento sustentável e, especialmente, na implementação de uma política de resíduos sólidos eficiente. Visando a atuação positiva e ampla, na busca de soluções para atuação dos variados envolvidos na política de resíduos sólidos de Lages, são desenvolvidas diversas ações e dentre elas o Manejo de resíduos orgânicos, através do projeto de Mini compostagem ecológica (MCE), coordenado pelo professor Germano (CAV-UDESC) e o Projeto Óleo.