Lixo orgânico Zero em Lages: evento trouxe dados e informações sobre reaproveitamento de resíduos

“1,1 mil toneladas de lixo orgânico são produzidas por mês em Lages e apenas 10% é reaproveitado”. Este foi um dos dados apresentados pelo agrônomo e professor Germano Güttler (CAV) em evento realizado na amanhã de ontem (24). O Projeto “Lixo Orgânico Zero” busca a destinação correta do lixo orgânico, como uma solução para um dos principais problemas ambientais da cidade. O evento trouxe o tema “Sustentabilidade e cidadania ao alcance de todos” e contou com a presença de professores e funcionários de escolas, profissionais envolvidos com reciclagem de resíduos sólidos, profissionais da área de saúde pública, acadêmicos e ambientalistas. Aconteceram duas palestras: “Lixo orgânico Zero: uma solução definitiva para os resíduos sólidos”, com o Prof. Germano Güttler (CAV/UDESC) e “Saberes e fazeres acerca do lixo orgânico - por uma abordagem interdisciplinar”, ministrada pelas professoras Dra. Ana Emília Siegloch e Dra. Maria Conceição de Oliveira (UNIPLAC-Mestrado em Ambiente e Saúde). A União de instituições e o Grupo Garis permitirá a efetividade da prática da reciclagem, com a ampliação de discussões acerca do tema para toda a comunidade lageana e também com a implantação de sistemas de mini compostagem ecológica em escolas e residências da cidade de Lages. O grupo tem implementado diversas ações para construção de um futuro melhor para Lages e região, focado no meio ambiente ecologicamente equilibrado, no desenvolvimento sustentável e, especialmente, na implementação de uma política de resíduos sólidos eficiente. A UNIPLAC também participou do relato de atividades com a apresentação pelas técnicas da instituição e representantes do Grupo Garis ,Juliana Amarante e Juliana Oliveira, da implantação da Mini compostagem no Cento de Educação Infantil Municipal (CEIM) UNIPLAC realizada de maio a agosto de 2013. Além da UNIPLAC, diversas instituições realizaram relatos sobre suas experiência de Mini compostagens.