Feira de Profissões – Test Drive 2013 superou as expectativas em número de visitantes

Desde quarta-feira a UNIPLAC esteve dedicada à realização da Feira de Profissões - Test Drive 2013, que tinha como estimativa a recepção de dois mil alunos durante a sua realização. O evento acontece há 10 anos e objetiva a exposição dos cursos e da estrutura da Universidade do Planalto Catarinense para estudantes de escolas públicas e particulares de Lages e região para auxiliá-los na escolha de sua profissão. Ao todo 40 escolas de Lages e das regiões serrana de Santa Catarina e Rio Grande do Sul estiveram com suas turmas de 3º ano do Ensino Médio no Campus da UNIPLAC em Lages, totalizando o atendimento à mais de 2.200 estudantes. A dinâmica para organização da Feira envolve todos os setores e espaços da Universidade e as escolas são contadas e agendadas com antecedência, tudo para garantir o bom andamento das atividades durante o evento. Para a coordenadora do evento a Assistente Social do Setor de apoio Comunitário da UNIPLAC, Cristiane Magnobosco, o conhecimento que o Test Drive proporciona é de extrema importância para os estudantes que participaram do evento ao longo dos três dias. \"Na maioria das vezes o aluno que está no terceiro ano tem dúvidas de qual curso fazer, o quê fazer e qual profissão seguir, e esse é o objetivo da nossa Feira de Profissões, estar apresentando os nossos cursos para que estes alunos possam tomar sua decisão\". Cristiane ainda ressalta que os resultados obtidos são positivos todos os anos. \"Muitos estudantes e técnicos que hoje fazem parte da Universidade vieram de visitas anteriores do Test Drive\", comenta. Segundo o Reitor da UNIPLAC, Elson Bastos, além de ser uma oportunidade de estar divulgando os cursos da Instituição para a comunidade, o evento serve para mostrar que hoje, diferente do que se pensa, a Universidade não é de difícil ingresso. \"Muitas vezes um aluno elimina a possibilidade de vir para a Universidade por questões financeiras, e desconhece toda a organização existente para que haja o auxílio à pessoa que, de fato, tenha carência. Quem realmente comprova a dificuldade de financiar os estudos recebe este auxílio, que são percentuais que variam de acordo com a carência financeira e a modalidade de bolsa de cada candidato\". Um dos destaques dos cursos da UNIPLAC na área da saúde são os atendimentos prestados à comunidade, sendo parte destes explicados e apresentados durante o Test Drive. A Diretora Executiva da Universidade, Elusa Camargo, que esteve presente em todos os dias do evento acredita que este tipo de serviço é um ganho para toda a região. \"Não só na área da saúde, como também na área de Direito, por exemplo, com o nosso escritório modelo, e agora também com Defensoria Pública dentro do campus, estes diversos atendimentos só agregam em nossa Universidade e fazem com que a comunidade participe do nosso movimento acadêmico, o que é realmente importante.\" O QUE OS ESTUDANTES VIRAM NA FEIRA DE PROFISSÕES Os alunos visitantes passaram muito boas impressões verificadas durante a Feira. O aluno do CEDUP, Paulo Henrique Lourenço de Souza esteve presente em uma das tardes da Feira, e já com profissões em mente, aproveitou a oportunidade para conhecer não só suas áreas de interesse, como também todas as opções de cursos apresentadas. \"Antes de vir aqui, já possuía o interesse em meteorologia ou algo na área da Tecnologia da Informação. Achei o estande do curso de Sistemas de Informação interessante e bem explicativo, e acho que é uma área que eu realmente possa vir a seguir. No geral foi um ótimo evento\", comentou. Já a aluna do SENAI, Ana Paula Bleyer, diz que a visita a ajudou a ter certeza do que realmente quer como profissão. “A visita aos laboratórios foi bem legal e vendo o atendimento dos acadêmicos e professores do curso de Biomedicina, fiquei mais certa de que é isto quero fazer”. Participando da maior parte do Test Drive, o acadêmico de jornalismo, Luiz Henrique Zart foi um dos responsáveis pela apresentação de seu curso aos visitantes, e para ele o evento primou pela integração da comunidade interna e externa. \"Nosso estande foi bastante interativo, e alguns cursos como Música fizeram apresentações, o que se tornou uma atração a mais, gerando bastante público. O número de estandes esse ano aumentou, e é legal perceber a integração que ocorre entre os próprios cursos em exposição\", disse. A Feira de profissões é uma organização do Setor de Extensão e Apoio Comunitário da UNIPLAC e contou com o apoio da NDDigital, do Sicredi e da GTS do Brasil em sua realização.