Fruto da dissertação do egresso do Mestrado em Educação, Fabiano Romero Veiga, em coautoria com a professora Marina Patricio de Arruda, o livro “Inteligência Coletiva: Tensões e Articulações na Consolidação de uma Rede de Pesquisadores” é apresentado à sociedade como resultado e devolutiva de um árduo e comprometido trabalho de pesquisa. O estudo teve como foco a gestão e consolidação de uma rede de pesquisadores por meio de processos socioculturais virtuais. Segundo o pesquisador e educador físico Fabiano, trata-se de uma importante contribuição para a educação. “Foi um desafio, mas foi muito compensador”, ele afirma, explicando ainda que o objeto de estudo da pesquisa foi a rede de pesquisadores ‘Rede Sul Florestal’, tendo como interface o conceito de Inteligência Coletiva do filosofo francês Pierre Lèvy. “Nosso objetivo foi compreender a mudança da visão de mundo subsidiada pelo conceito de rede e as implicações socioculturais dessa transformação”, afirma o autor. O trabalho efetiva os objetivos do Mestrado em Educação – PPGE – UNIPLAC por estar em consonância com as necessidades locais e regionais e discutir soluções no campo da Educação. A rede estudada tem atuação regional – Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul - que estuda a questão socioambiental do carvão. “Rede é um conceito que permeia todos os campos, mas nem sempre é compreendido como possibilidade de educar e de construir conhecimento”, contextualiza a coautora da obra, Profa. Marina Patrício de Arruda. O livro foi produzido junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Saúde e Qualidade de Vida – GEPESVIDA e a pesquisa nele apresentada foi subsidiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (FAPESC), a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Lages (EPAGRI) e o CNPq. Publicado pela Editora CRV o livro será lançado oficialmente no final de setembro em evento nacional da ANPED e na Mostra Científica da UNIPLAC de 07 a 10 de outubro próximo.