1ª Jornada Intermunicipal de Educação para o Desenvolvimento Local

Evento acontece na próxima semana em Urupema Na próxima semana, dias 26 e 27 de agosto acontece a 1ª Jornada Intermunicipal de educação para o Desenvolvimento Local, na cidade de Urupema, Santa Catarina. O evento traz palestras, mesas temáticas com abordagens acerca de territórios, identidades, sustentabilidade, trabalho e educação do campo. Os objetivos do evento são de integração dos pequenos municípios da Serra Catarinense que têm características rurais para refletir sobre seu território e a educação profissional do campo, além de possibilitar a formação continuada em educação do campo para professores da Serra Catarinense e promover o debate sobre educação e desenvolvimento local nas cidades de pequeno porte. Como evento de formação de professores, contará com a presença de cerca de 170 profissionais da educação que atuam na região serrana do estado. A programação terá seu início na segunda-feira, dia 26 de agosto, às 13 horas com o credenciamento de participantes. Na terça-feira (27), há programação para o dia todo com encerramento às 18h. “Não é possível pensar a educação desvinculada do entorno social, cultural e histórico local. Se queremos uma educação emancipadora, o primeiro passo é reconhecer o espaço onde se encontram os sujeitos das práticas sociais em que a escola está inserida. Por isso, esse evento busca refletir o território, o contexto rural”, explica Luciane Bittencourt de Oliveira, professora do IFSC Campus Urupema, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UNIPLAC e coordenadora do evento. A orientadora de Luciane no PPGE, Profa. Dra. Ana Maria Netto Machado destaca a escolha dos palestrantes, que compõe uma frente interinstitucional e interdisciplinar, com a participação de três egressas do Mestrado em Educação da UNIPLAC: Profas. Vanir Peixer Lorenzini, Ilsen Chaves e Adriana Kremer; do pesquisadores da UFSC, Prof. Antônio Munarim, do Instituto da Educação do Campo e Profa. Janaína Zanchin, do IFSC/Joinville, de três pesquisadores dos Mestrados da UNIPLAC (Educação: Professores Ana Maria e Geraldo Locks e de Ambiente e Saúde: Tássio Rech); de Silmar Primieri do IFSC/Urupema e a convidada principal, pesquisadora referência nacional para o campo da Educação Profissional, Profa. aposentada da UFMG, atuando atualmente em pequena IES (UNA), Profa. Lucília Machado. A UNIPLAC é parceira do evento, organizado pelo Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC. As vagas são limitadas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 3236.3100. PROGRAMAÇÃO: 26 de agosto 13h – Credenciamento 13h30 - Abertura 14h – Palestra “A missão da educação profissional em contextos de campo”, com Lucília de Souza Machado (UNA/MG) 16h – Intervalo 16h15 – Mesa Temática “Escolas do campo e seus significados: retrocesso do quê? Avanço do quê?”, com Ilsen Chaves (Uniplac) e Adriana Kremer (SED/Lages) 18h – Café Serrano 27 de agosto 08h30 – Palestra: “Dificuldades de aprendizagem na educação profissional”, com Janaina Zanchin (IFSC) 10h15 – Intervalo 10h30 – Palestra: “Processos de inclusão e a educação do campo”, com Vanir Peixer Lorenzini (Uniplac) 13h30 – Mesa Temática “Educação do campo e territórios”, com Geraldo Locks (Uniplac) e Antonio Munarim (UFSC) 16:15 – 18:00 Mesa Temática “Formação, território e identidade regional”, com Tassio Rech (Epagri/Uniplac), Ana Maria Netto Machado (Uniplac) e Silmar Primieri (IFSC)