Grupo Garis implanta sistema de eliminação de lixo orgânico na Uniplac

Horta para uso no CEIM Uniplac será criada a partir do lixo orgânico produzido O Grupo Garis é um grupo formado por membros da sociedade civil e integrantes de diversos órgãos governamentais, não vinculado a qualquer instituição, com atuação independente e aberto ao ingresso de novos participantes, coordenado pelo Dr. Renne Cardoso Braga, Promotor de Justiça do Ministério Público. O grupo é uma união informal de diversos interessados que buscam conjuntamente construir um futuro melhor para Lages e região, focados no meio ambiente ecologicamente equilibrado, no desenvolvimento sustentável e, especialmente, na implementação de uma política de resíduos sólidos eficiente. Visando a atuação positiva e ampla, na busca de soluções para atuação dos variados envolvidos na política de resíduos sólidos de Lages, são desenvolvidas diversas ações e dentre elas o Manejo de resíduos orgânicos, através do projeto de Mini compostagem ecológica (MCE), coordenado pelo professor Germano (CAV-UDESC). O projeto propõe a destruição natural do lixo orgânico, com a utilização dele na compostagem para criação de hortas e produção de verduras e flores. As participantes do Grupo Garis, representantes da UNIPLAC, Juliana Amarante e Juliana Oliveira, com a ajuda do funcionário da Uniplac, João Victor, a parceria da Direção do CEIM Uniplac e a contribuição das cozinheiras do CEIM, encaparam a ação e nesta segunda-feira iniciaram as atividades, criando um canteiro de compostagem, com o lixo orgânico gerado no CEIM (cascas, restos de comida, etc). A partir daí, com cerca de 30 dias, mudas de verduras serão plantadas para uso nas refeições do próprio centro de educação. Segundo o Prof. Germano todo o lixo orgânico tem capacidade de se autodestruir e o reaproveitamento deste lixo gera cerca de 50% de redução no peso total de resíduos que vão para aterros sanitários. Além disto, quando misturado ao restante do lixo nas residências, o lixo orgânico torna-se o principal responsável pela inviabilização da reciclagem dos diversos outros materiais. “Nosso objetivo é criar a política de que, todo lixo orgânico gerado em uma instituição, ou residência, não ultrapasse os seus muros”, ele afirma, considerando ainda que atividades como esta geram conscientização e impacto positivo no meio ambiente e sociedade. Na Uniplac a intenção do Grupo é iniciar com este canteiro na parte lateral do CEIM, e em seguida levar o processo para outras áreas da Universidade e, principalmente, que os pais de alunos do CEIM, os professores, os funcionários da Universidade levem esta ideia e a atividade para suas casas e multipliquem a ação. Além do projeto de Micro compostagem o grupo também trabalha no momento com um projeto que visa a coleta de óleo nas escolas.